Via-Sacra na escadaria da igreja de São Luís de Pinhel esta sexta-feira

A encenação e representação estão a cargo de jovens do concelho de Pinhel, “muitos deles inscritos na Jornada Mundial da Juventude que vai ter lugar em Lisboa, em agosto deste ano”.

A escadaria da igreja de São Luís, em Pinhel, recebe, esta noite de Sexta-Feira Santa, a encenação da Via-Sacra, que tem por base textos de meditação adaptados da “Via-Sacra com Maria”, por Isabel Figueiredo.

A encenação está marcada pelas 21h30, no âmbito da Semana Santa e das celebrações Pascais, a cidade recebe a Via-Sacra “Com Maria… levanta-te rumo à JMJ [Jornada Mundial da Juventude] Lisboa 2023”.

Trata-se de uma iniciativa que é organizada pela Paróquia de Pinhel, com o apoio da Câmara Municipal.

“Com um formato diferente, este ano a encenação da Via-Sacra vai ter lugar num único espaço, em frente à igreja de São Luís, no coração da cidade de Pinhel, aproveitando o palco formado pela escadaria, onde têm sido apresentados vários espetáculos e, nomeadamente, algumas das cenas emblemáticas da Via-Sacra”, referiu a organização em comunicado enviado à agência Lusa.

A produção tem por base “textos de meditação adaptados da ‘Via-Sacra com Maria”’, por Isabel Figueiredo.

A encenação e representação estão a cargo de jovens do concelho de Pinhel, “muitos deles inscritos na Jornada Mundial da Juventude que vai ter lugar em Lisboa, em agosto deste ano”.

“Inspirados na mensagem do Papa Francisco para esta Jornada, ‘Maria levantou-Se e partiu apressadamente’ (Lc 1,39), ‘Com Maria… levanta-te rumo à JMJ Lisboa 2023’ vai ser o mote desta Via-Sacra que contará também com momentos musicais e com as participações especiais de Beatriz Cardoso, Carlos Cardoso e Suzete Marques”, acrescentou a organização.

O município de Pinhel reconhece que a Via-Sacra é um “momento privilegiado de meditação e oração” e “também uma manifestação de tradição e cultura que foi passando de geração em geração e que se mantém ativa no concelho”.


Conteúdo Recomendado