V Encontro Indústria, História, Património na Covilhã

O V Encontro Indústria, História, Património terá lugar nos próximos dias 6, 7 e 8 de abril no Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, na Covilhã. Ao longo de três dias serão apresentados cerca de 25 estudos relacionados com a história da indústria, dando especial enfoque às comunidades que direta ou indiretamente se […]

O V Encontro Indústria, História, Património terá lugar nos próximos dias 6, 7 e 8 de abril no Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, na Covilhã. Ao longo de três dias serão apresentados cerca de 25 estudos relacionados com a história da indústria, dando especial enfoque às comunidades que direta ou indiretamente se relacionaram com os processos de industrialização explica a organização através de uma nota informativa.


A sessão de abertura, no dia 6 de abril pelas 16 horas, inclui uma mesa-redonda sobre “Valorização do Património Industrial” que, reunindo perspetivas diversas, e com enfoque nos lanifícios, propõe refletir sobre um património que se mantém bem vivo na região.


Do programa destacam-se as visitas guiadas ao património industrial da Covilhã, a inauguração da exposição de fotografia “Património da Covilhã. Um outro olhar” de Manuel F. Rodrigues e a apresentação do ebook com alguns dos trabalhos apresentados no IV Encontro Indústria, História, Património.


O evento é organizado pelo fórum Indústria, História, Património e pelo História, Territórios e Comunidade, um pólo na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, do Centro de Ecologia Funcional – Ciência para as Pessoas e o Planeta da Universidade de Coimbra. O fórum Indústria, História, Património junta especialistas nacionais e internacionais em história da indústria e património. Desde 2012, tem vindo a desenvolver diversas atividades de investigação em colaboração com agentes locais e especialistas.


São parceiros deste evento o Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, a Câmara Municipal da Covilhã e o LabCom/UBI.


Conteúdo Recomendado