UNICEF reconhece o Fundão como Cidade Amiga das Crianças

O Município do Fundão foi reconhecido pela UNICEF como “Cidade Amiga das Crianças”, uma iniciativa que reconhece a implementação de políticas e programas do Município direcionadas para a infância e adolescência.

A iniciativa “Cidades Amigas das Crianças”, promovida pela UNICEF, incentiva e distingue a participação efetiva das crianças na vida da comunidade, um direito que lhes assiste e um fator essencial para o exercício da cidadania ativa e para o desenvolvimento de um sentimento de pertença. Para que essa participação seja efetiva, e não meramente ocasional, foi necessário criar a oportunidades que permitam aos mais jovens expressar os seus pontos de vista e dar o seu contributo para o desenvolvimento e bem-estar da comunidade.
 
O Programa Cidades Amigas das Crianças e o Município do Fundão preconizam o desenvolvimento e a adoção de políticas coordenadas para a infância e adolescência, que potenciem a articulação entre todos os sectores municipais (educação, habitação, cultura, lazer e tempos livres), e o estabelecimento de parcerias com instituições e entidades da comunidade que trabalham com e para as crianças (escolas, hospital, centro de saúde, museus, tribunais e todas as associações e movimentos associativos).
 
Neste programa a criança é encarada de uma forma global. As suas necessidades e o seu desenvolvimento físico, cognitivo, social, emocional, cultural e moral, não podem ser dissociados das necessidades e circunstâncias da sua família e do contexto em que se insere. Nesse sentido, todos os aspetos da vida da criança, por conseguinte, os seus direitos civis, políticos, económicos, sociais e culturais devem ser vistos como parte de um sistema coordenado.
 
O desenvolvimento de uma estratégia para a construção de uma Cidade Amiga envolveu todos os setores do Município do Fundão, uma vez que todos os departamentos e áreas da governação local têm impacto, direto ou indireto, nas crianças.
 
O Município do Fundão, como ator que se encontra na “linha da frente de atuação” e com impacto direto na vida das crianças, iniciou e reforçou o processo, seguindo um conjunto de etapas específicas, com vista a este reconhecimento oficial por parte da UNICEF.
 
Enquanto município Amigo das Crianças, o Fundão afirma o seu compromisso com a aplicação da Convenção sobre os Direitos da Criança e reforça o trabalho que tem sido desenvolvido no sentido de ser um Município em que a voz, as necessidades, prioridades e direitos das crianças são parte integrante das decisões, políticas e programas municipais.


Conteúdo Recomendado