UNESCO declara 5 de maio o Dia Mundial da Língua Portuguesa

É esta segunda-feira assinado o acordo que proclama o dia 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

É esta segunda-feira assinado em Paris o acordo que estipula o dia 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Esta é a primeira vez que uma língua não oficial da organização é distinguida com uma celebração. A proposta foi apresentada por todos os países lusófonos em outubro e foi apoiada por mais 24 países como Argentina, Chile, Geórgia, Luxemburgo ou Uruguai, o que resultou numa aprovação por unanimidade no conselho da UNESCO a 12 de novembro. A proposta aprovada afirmava que o português é a língua mais falada e difundida no hemisfério sul e tem no mundo 265 milhões de falantes, tendo sido o idioma da primeira vaga da globalização.

Portugal está representado na cerimónia em Paris por uma comitiva que inclui o primeiro-ministro António Costa, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes e o Embaixador de Portugal na UNESCO, António Sampaio da Nóvoa.

De acordo com o embaixador português na UNESCO, este será um dia celebrado em grande nos corredores da sede da organização com iniciativas musicais e literárias, mas que espera também ter impacto internacional. “Entra nos calendários internacionais, o que significa que ganha projeção do ponto de vista internacional e que pode ter consequências nos mais variados planos”, disse à Lusa.


Conteúdo Recomendado