ULS da Guarda inicia projeto de intervenção nas alergias alimentares em meio escolar

A ação prevê ainda a formação aos profissionais docentes e não docentes dos estabelecimentos de ensino, bem como profissionais das cantinas escolares.

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda encontra-se a desenvolver um projeto de intervenção comunitária, que visa a identificação das crianças e jovens com alergias alimentares e a elaboração dos planos de saúde individuais.


Em comunicado, a entidade refere que pretende “garantir a segurança e a inclusão das crianças e jovens com alergia alimentar em meio escolar e seguindo as orientações da Direção-Geral de Saúde”.


A ação, levada a cabo pela Unidade de Saúde Pública (USP) da ULS da Guarda prevê ainda a formação aos profissionais docentes e não docentes dos estabelecimentos de ensino, bem como profissionais das cantinas escolares para o tema das alergias alimentares.


“A alergia alimentar é uma doença cuja prevalência tem vindo a aumentar nos últimos anos, principalmente em crianças, e a probabilidade de ocorrerem episódios de alergia alimentar com gravidade clínica na escola é considerável”, explica a ULS.


A fase de formação nos estabelecimentos escolares iniciou-se durante o mês de fevereiro nos concelhos de Almeida, Trancoso, Gouveia e Pinhel.


Este projeto, gerido pela USP, conta com a colaboração dos Agrupamentos de Escolas, do Serviço de Pediatria, das Unidades de Cuidados na Comunidade e dos Médicos Internos de Medicina Geral e Familiar da ULS da Guarda.


Conteúdo Recomendado