No âmbito do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes, projeto “Bebés, Crianças e Jovens em Segurança”, a Unidade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde da Guarda implementou o projeto “Cadeirinha Adequada, Viagem Descansada”.
Este projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde inserido nas atividades de prestação de cuidados de saúde no âmbito da Saúde pública, saúde materna e saúde infantil e visa promover o transporte seguro dos bebés, desde a alta da maternidade, e das crianças, através da utilização de um sistema de retenção homologado e adequado à sua idade, altura e peso, refere uma nota da ULS da Guarda.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o sistema de retenção para crianças, quando devidamente utilizado, reduz, em acaso de acidente, o risco de morte entre 54% e 80%.
No âmbito deste projeto, a ULS decidiu dotar o serviço de obstetrícia e neonatologia com quatro Sistemas de Retenção de Crianças adequados para empréstimo, sendo três cadeirinhas para a maternidade e uma para neonatologia.