UBI e universidades europeias entregam candidatura a Universidade Europeia

O consórcio UNITA junta a UBI a universidades de Espanha, França, Itália e Roménia.

A Universidade da Beira Interior (UBI) e cinco instituições de Ensino Superior de Espanha, França, Itália e Roménia formalizaram esta terça-feira, dia 26 de fevereiro, a candidatura à “Iniciativa Universidades Europeias”, com o objetivo de criar um espaço académico internacional que eleve a qualidade de ensino e investigação e contribua para a resolução de problemas próprios dos territórios em que se inserem.

A cooperação surge com a designação de UNITA – Universitas Europaea e, para além da Universidade da Beira Interior, envolve a Università Degli Studi di Torino (Itália), Universidad de Zaragoza (Espanha), Université Savoie Mont Blanc (França), Universitatea de Veste din Timisoara (Roménia) e a Université de Pau et Des Pays de L’Adour (França). Estas seis academias têm em comum o facto de se situarem em zonas de montanha e de fronteira, nos seus países, e partilharem uma herança cultural, sustentada nas línguas românicas. Têm ainda em comum o trabalho de investigação que desenvolvem em áreas inovadoras como as energias renováveis e a economia circular, entre outras.

Os objetivos a concretizar pela UNITA, que envolverão alunos, docentes, investigadores e colaboradores, subordinam-se a valores como o desenvolvimento pessoal, a inclusão, a responsabilidade social, a participação democrática, a sustentabilidade e o conceito europeu de universidade.

A “Iniciativa Universidades Europeias” é financiada pelo Erasmus+ e insere-se no objetivo da União Europeia de criar, até 2024, duas dezenas destes consórcios. Estas redes são alianças transnacionais que se tornarão as universidades do futuro, promovendo os valores e a identidade europeus e revolucionando a qualidade e a competitividade do Ensino Superior. Pretende-se que fortaleçam a mobilidade de estudantes e funcionários, promovam a qualidade, a inclusão e a competitividade da educação.


Conteúdo Recomendado