Os melhores colocados no Mestrado Integrado em Engenharia Civil da Universidade da Beira Interior (UBI) no Concurso Nacional de Acesso, que está atualmente a decorrer, vão beneficiar de um incentivo no primeiro ano do curso. A medida tem a designação de Bolsas Santander Futuro e contempla com a isenção de um ano de propinas aos três alunos com a média de entrada mais alta.
Este é mais um benefício concedido pela UBI para quem opta por áreas tecnológicas com elevado grau de inovação, cuja procura pelo mercado de trabalho está a crescer em Portugal e no estrangeiro tem aumentado.
O Mestrado Integrado está devidamente acreditado pela A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e sustentado num corpo docente qualificado e instalações/laboratórios bem equipados e modernos.
Além do conhecimento nas áreas clássicas e fundamentais da Engenharia Civil, a UBI tem já provas dadas nas novas tendências e preocupações ambientais, relacionadas com a construção sustentável e reutilização de materiais.
Como resultado deste trabalho foi premiada em 2018 no âmbito do projeto Eco2Blocks, desenvolvido pelo docente e investigador João Castro Gomes e pelo aluno Pedro Humbert, que propõe a utilização de resíduos industriais na produção de materiais para a construção, diminuindo a utilização de recursos naturais e absorvendo dióxido de carbono. Uma proposta com um elevado grau de inovação que venceu o concurso internacional ClimateLaunchpad e Prémio Manuel António da Mota.