UBI celebra 36 anos com atribuição de prémios de mérito e 2 Honoris Causa

O mais alto grau atribuído pela instituição contemplará Orlando António Quilambo, Reitor da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), e Orlando Manuel José Fernandes da Mata, Reitor da Universidade Mandume ya Ndemufayo (Angola).

Os 36 anos da criação da Universidade da Beira Interior (UBI) são assinalados no sábado, dia 30 de abril, com a tradicional Sessão Solene. O Pólo III recebe as celebrações, a partir das 15 horas.

Na sessão serão atribuídos dois doutoramentos Honoris Causa, para “homenagear duas figuras de elevado relevo científico e de administração universitária, de Moçambique e de Angola”, avança a UBI.

O mais alto grau atribuído pela instituição contemplará Orlando António Quilambo, Reitor da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), e Orlando Manuel José Fernandes da Mata, Reitor da Universidade Mandume ya Ndemufayo (Angola).

A sessão do Dia da Universidade inicia-se com a intervenção do Reitor da UBI, Mário Raposo, e prossegue com o discurso do presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, Ricardo Nora.

Do programa fazem ainda parte a Outorga de Cartas de Agregação; Imposição de Insígnias Doutorais; e Entrega de medalhas a docentes e funcionários que completaram 20 anos de serviço ou que se aposentaram até 30 de abril de 2022. Aos melhores estudantes do 1.º Ciclo/Mestrado Integrado que terminaram o curso em 2020/21 são entregues os prémios de mérito escolar.

Após a outorga de insígnias o ato solene prossegue com o discurso de Hugo Carvalho, presidente do Conselho Geral da UBI, seguido da intervenção do membro do Governo.

Quanto aos homenageados a UBI sustenta que “o percurso profissional e académico de ambas as individualidades é revelador do trabalho desenvolvido em organizações científicas das suas áreas de formação, bem como de entidades nacionais e organizações internacionais, com destaque para a ligação ao Ensino Superior português”.

Orlando António Quilambo é Reitor da Universidade Eduardo Mondlane desde 2011, depois de ter desempenhado outras funções de administração na instituição como Vice-reitor, Diretor Científico e Diretor da Faculdade de Ciências. Doutorado em Ciências Naturais pela Universidade de Gröningen, da Holanda, tem ainda formação em áreas da gestão universitária.

Orlando Manuel José Fernandes da Mata, Reitor da Universidade Mandume ya Ndemufayo desde 2015, foi, anteriormente, Reitor da Universidade Agostinho Neto, também sediada em Angola. É Engenheiro Agrónomo, Mestre em Agro-Química pela Universidade Martin Luther-Halle/Wittenberg, da antiga República Democrática da Alemanha (RD) e Doutorado em Nutrição Vegetal, pelo Instituto de Agronomia Tropical da Universidade de Leipzig (República Federal da Alemanha).

PROGRAMA

14h30 | Receção dos Convidados (Faculdade de Ciências da Saúde)

14h45 | Organização do Cortejo Académico;

15h00| Sessão Solene (Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde)

. Intervenção do Reitor

. Intervenção do Presidente da Associação Académica

. Outorga de Cartas de Agregação

. Imposição de insígnias doutorais

. Entrega de medalhas a docentes e funcionários que completaram 20 anos de serviço ou se aposentaram até 30 de abril de 2022

. Entrega de prémios escolares

Atribuição do Grau de Doutor Honoris Causa ao Prof. Doutor Orlando Manuel José Fernandes da Mata

. Discurso do Padrinho

. Atribuição do Grau

. Discurso do novo Doutor

Atribuição do Grau de Doutor Honoris Causa ao Prof. Doutor Orlando António Quilambo

. Discurso do Padrinho

. Atribuição do Grau

. Discurso do novo Doutor

Intervenção do Presidente do Conselho Geral

Intervenção de membro do Governo (a confirmar)


Conteúdo Recomendado