Terceiro Foraging nas Terras do Lince passou por Almeida

Esta iniciativa insere-se no Programa de Ação da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE iNature – turismo sustentável em áreas classificadas.

O terceiro workshop “Foraging nas Terras do Lince – Natureza à mesa – introdução à recoleção de espécies silvestres comestíveis e sua aplicação culinária”, organizado pelo Município de Penamacor realizou-se no passado domingo, 18 de setembro, na margem da Ribeira das Cabras, em Almeida.


Esta atividade foi a terceira de quatro iniciativas, promovidas pelo Município de Penamacor, integrante no território da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) Terras do Lince.


Nas várias sessões são exploradas espécies comestíveis mais comuns na região nas diferentes épocas do ano e que passam pelos concelhos de Penamacor, Sabugal e Almeida.


Nesta terceira atividade o chef Rui Cerveira preparou pães de bolota e tomate com azeite da região, bulgur com folhas de videira, smoothie de amora, panquecas com farinha de roda canina e doce de sabugueiro, panquecas com farinha de urtiga e manteiga de framboesa e chá de folha de figueira.


O programa da atividade contou, ainda, com as biólogas Anabela Paula e Isabel Passos como formadoras. Estas ações são realizadas no âmbito das ações previstas pela CETS Terras de Lince, mais concretamente da Ação “Foraging nas Terras do Lince”, e são direcionadas a empresários deste território (alojamento local, animação turística e restauração).


“As formações estão estruturadas por módulos, num total de quatro sessões que se complementam, sendo a informação transmitida de forma evolutiva e interligada entre sessões”, revelou a autarquia de Penamacor em comunicado.


Cada sessão tem uma componente teórica e prática, nomeadamente: Identificação das espécies (com saída de campo); Cuidados a ter (segurança alimentar e recolha sustentável de recursos); Aspetos nutricionais e aptidão culinária (texturas e sabores); e Demonstração e prova de algumas receitas (showcooking).


Esta iniciativa insere-se no Programa de Ação da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE iNature – turismo sustentável em áreas classificadas, no âmbito do CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro.


Conteúdo Recomendado