Temperaturas abaixo dos 30 até à próxima semana

Situação atípica para o verão: nebulosidade, vento e temperaturas abaixo dos 30 graus.

Em comunicado à agência Lusa, a meteorologista Maria João Frada refere que a nebulosidade, o vento e as temperaturas abaixo dos 30 graus Celsius, exceto no Algarve e interior do Alentejo, vão continuar pelo menos até meados da próxima semana.

As máximas são abaixo dos valores normais esperados para esta altura do ano, no entanto não há alterações significativas relativamente ao dia de quinta-feira. São esperadas máximas que variam entre os 23 e os 26/27 graus, “sendo mais elevadas no interior do Alentejo e na costa sul do Algarve”, declara a meteorologista.

No que concerne ao fim de semana, prevê-se somente uma diminuição da intensidade do vento.

“Vamos continuar a ter nebulosidade matinal no litoral oeste que poderá persistir no domingo a norte do Cabo Raso. Está prevista até a possibilidade de chuvisco a norte do Cabo Raso. Na costa sul do Algarve vai estar céu limpo com temperaturas máximas entre os 27 e os 30 graus”, declara a mesma fonte.

Segundo a meteorologista do IPMA, esta é uma situação atípica para o verão sobretudo pela persistência e explica que é devido “ao posicionamento do anticiclone dos Açores que tem estado numa posição a oeste do arquipélago. Habitualmente está nesta posição (…), mas mais a leste do que está agora e às vezes mais intenso (…)”.

A meteorologista lembra que este verão verificaram-se apenas um ou dois dias de calor, mas tirando isso “são sempre as correntes de oeste com entrada de ar marítimo”.

A meteorologista explica ainda que “quando o anticiclone dos Açores está posicionado a oeste do arquipélago faz com que no Atlântico ocorram depressões, vales nos níveis mais altos da atmosfera, depressões que trazem ar marítimo” e são essas depressões que originam a “nebulosidade e as situações de instabilidade como as que têm ocorrido no Norte e Centro com aguaceiros, trovoada e granizo”, salientou.

“Não é possível prever quando a situação vai mudar. Pelo menos até meados da próxima semana não deve haver alterações significativas.

Talvez no final da semana haja uma subida da temperatura, mas pode mudar até lá”, explica a mesma fonte.


Conteúdo Recomendado