Telepatologia do CHCB reconhecida pela direção geral de Saúde

A direção geral de Saúde publicou na última semana uma Norma de Orientação Clínica (NOC) para a prática da Telepatologia nos hospitais portugueses com base no projeto e-Patologia desenvolvido no Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) nos últimos dois anos.

O e-Patologia permite superar a falta de médicos de Anatomia Patológica, particularmente nos hospitais do Interior, reduzir significativamente o tempo de resposta para o diagnóstico e acumular um banco de imagens para projetos de investigação clínica.

O método combina meios informáticos para aquisição, gestão, visualização e análise de todas as etapas de um exame (biópsias ou citologias, por exemplo) desde a sua entrada no laboratório até à saída do diagnóstico.

Aplicado desde janeiro de 2013, o projeto foi supervisionado pela Ordem dos Médicos e resultou de um protocolo entre o CHCB e o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular (IPATIMUP) da Universidade do Porto com a colaboração da empresa ZMWay.

A ex-diretora clínica do CHCB, Rosa Ballesteros, médica especialista em Medicina Interna, Integrou a Comissão Científica que elaborou a NOC, composta por Catarina Eloy, Pedro Oliveira, Paula Borralho, Rui Henrique e Luis Gonçalves, todos eles médicos anatomopatologistas.

No final de 2014 o e-Patologia foi distinguido com o prémio «Boas Práticas em Saúde» pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH).

O CHCB dispõe de um laboratório de Anatomia Patológica desde 2001, certificado pela norma ISO 9001 desde 2006, dois anos depois de ter iniciado o processo de certificação.


Conteúdo Recomendado