Seis Municípios do distrito da Guarda distinguidos como “Autarquia + Familiarmente Responsável”

Entre as Câmaras Municipais distinguidas com esta bandeira há três ou mais anos consecutivos, no distrito da Guarda, encontram-se as autarquias de Almeida (3º ano consecutivo), Gouveia (10º ano), Seia (13º ano) e Pinhel (9º ano).

Seis Câmaras Municipais situadas no distrito da Guarda receberam na passada quinta-feira, dia 26 de janeiro, a bandeira verde de “Autarquia + Familiarmente Responsável” pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).


A sessão que distinguiu as autarquias de Almeida, Gouveia, Seia, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo e Guarda, decorreu no Auditório da Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais (FEFAL) em Coimbra.


Entre as Câmaras Municipais distinguidas com esta bandeira há três ou mais anos consecutivos, no distrito da Guarda, encontram-se as autarquias de Almeida (3º ano consecutivo), Gouveia (10º ano), Seia (13º ano) e Pinhel (9º ano).


O distrito conta ainda com mais duas autarquias galardoadas há menos de 3 anos consecutivos, nas quais se insere a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, que recebeu a distinção pela primeira vez, e a Câmara Municipal de Guarda, pelo segundo ano consecutivo.


No que diz respeito ao distrito de Castelo Branco, a Câmara Municipal de Vila de Rei é a que mais vezes foi distinguida pela OAFR, 14 vezes consecutivas, seguindo-se a Câmara Municipal do Fundão (11º ano), e ainda a Câmara Municipal de Oleiros que vai no segundo ano consecutivo.


Na cerimónia de entrega das bandeiras verdes estiveram presentes a Presidente da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, Rita Mendes Correia, o Presidente da Fundação Millenium BCP, António Monteiro, a Representante do OAFR, Rosário Carneiro, o Secretário-Geral e a Presidente da European Large Families Confederation, Raul Sanchez e Regina Maroncelli, e um Membro do Concelho Diretivo e Representante da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Nuno Moita.


O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis premiou 95 municípios portugueses por “investirem na construção de uma política integrada de apoio à família, com dados reportados a 2021”.


Segundo a OAFR, “são diversas as áreas sujeitas a avaliação: o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre, e participação social”.


Nesta edição, aderiram ao projeto 145 autarquias e 95 vão receber a bandeira verde de “Autarquia + Familiarmente Responsável”, um número que evoluiu 13%, face às 84 entidades premiadas o ano passado.


Conteúdo Recomendado