Sala Sensorial+ em Pinhel a funcionar desde 2021

Sala Sensorial

A Terapia Ocupacional destina-se à capacitação, reabilitação da saúde e bem-estar dos utentes de todas as idades com necessidades relacionadas, ou não, com incapacidade.

A Sala Sensorial +, inaugurada em abril de 2021 no âmbito do projeto “Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar”, é um espaço composto por uma Sala Snoezelen e uma Sala de Terapia Ocupacional como explica uma nota informativa da autarquia.


A seleção dos utentes da Sala é feita pelas entidades competentes, nomeadamente Intervenção Precoce, Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAI), Professores, Educadores e Técnicos de Ação Social, no caso das IPSS.


“As intervenções de Snoezelen promovem o relaxamento psicomotor e o bem-estar físico e emocional através de uma abordagem multisensorial às crianças e adultos que usufruem deste espaço onde sobressai a luz, as cores, os sons, as texturas e os aromas” como explica a edilidade.


A Terapia Ocupacional destina-se à capacitação, reabilitação da saúde e bem-estar dos utentes de todas as idades com necessidades relacionadas, ou não, com incapacidade.


Atualmente usufruem do espaço 28 alunos do Agrupamento de Escolas de Pinhel (desde o pré-escolar ao 3º Ciclo) e 21 utentes de IPSS do concelho, nomeadamente da Santa Casa da Misericórdia de Pinhel, da Residência Léa Nobre – ADM Estrela e do Lar Residencial de São José – Obra Nossa Sra. das Candeias.
O serviço conta com três técnicas do Município, sendo uma Técnica de Snoezelen, uma Terapeuta Ocupacional e uma Assistente Operacional.


A Sala Sensorial + é uma “valência dedicada aos que mais necessitam, de forma a melhorar a qualidade de vida de cada um, porque cada utente tem a sua história, a sua necessidade e o seu objetivo” realça a autarquia.


Conteúdo Recomendado