Evento Terminado em 2023-05-27 17:30:00

Sabugal recebe congresso internacional sobre metodologia de aprendizagem EKUI

Início: 2023-05-27 09:00:00
Fim: 2023-05-27 17:30:00
Local do Evento: Sabugal
Entidade Promotora: Inovação e Empreendedorismo Social (IIES)

A metodologia foi considerada pela organização finlandesa HundrED como sendo “uma das 100 melhores inovações educativas do mundo”.

Professores, educadores e parceiros nacionais e internacionais vão participar, no sábado, no Sabugal, num congresso que vai abordar a metodologia de aprendizagem EKUI e “refletir sobre a qualidade da educação”, a partir das 09 horas.

Segundo a organização, o congresso vai juntar pais, professores e educadores “que utilizam já a metodologia em mais de 670 escolas do país e do mundo, e uma rede de 40 parceiros do território, que estão a produzir o máximo impacto no bem-estar e na aprendizagem de todas as crianças”.

“Pela primeira vez no interior do país, a EKUI junta professores, educadores e parceiros nacionais e internacionais para refletir a qualidade da educação e o seu impacto futuro de uma escola para todos”, referiu a organização, em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

O congresso “Escola: um lugar de pessoas que constroem pessoas” vai decorrer entre as 09 horas e as 17h30, no auditório municipal do Sabugal, um município situado no interior do país, junto da fronteira com Espanha.

Trata-se de uma iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES), que resulta de uma candidatura ao Portugal Inovação Social e que tem as Câmaras Municipais do Sabugal (Guarda) e do Fundão (Castelo Branco) como investidores sociais.

A atividade, que surge alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10 e 4 da Organização das Nações Unidas, tem como propósito, “através de uma educação de qualidade, reduzir as assimetrias no acesso ao conhecimento, promovendo uma escola sem muros ou barreiras para todos”.

“Esta é uma excelente oportunidade para trazer aos territórios de baixa densidade uma oferta de bens e serviços educativos inovadores e, ao mesmo tempo, atrair atenções para o território. Centenas de pessoas de todo o país e do estrangeiro deslocam-se à região para conhecerem e refletirem sobre a escola do futuro e, ainda, perceber como a Metodologia EKUI está a revolucionar a forma como as crianças aprendem e se relacionam através da empatia e da inclusão”, referiu a fundadora da EKUI, Celmira Macedo.

A organização adiantou que vão marcar presença na iniciativa, entre outros, três elementos da Ashoka Espanha, representantes de diversas universidades nacionais parceiras deste projeto e do Portugal Inovação Social.

O encontro vai contar com a participação de vários oradores, com destaque para José Pacheco, fundador da Escola da Ponte, Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto e membro do Conselho Nacional de Educação.

A EKUI é uma metodologia multissensorial de desenho universal para a aprendizagem do alfabeto e é a única no mundo que combina quatro formas de representação e comunicação: a gráfica, o Código Braille, a Língua Gestual Portuguesa e o alfabeto fonético (sons das letras).

A metodologia foi considerada pela organização finlandesa HundrED como sendo “uma das 100 melhores inovações educativas do mundo”.


Conteúdo Recomendado