Sabugal dispõe de Banco Local de Voluntariado e Banco de Recursos

O Centro Dr. José Diamantino dos Santos (Biblioteca Municipal) acolhe o Banco Local de Voluntariado – Toc´Ajudar e Banco de Recursos.

O Banco Local de Voluntariado – Toc´Ajudar surgiu em 2006, no âmbito do trabalho desenvolvido pela Rede Social, com o objetivo de receber os pedidos de pessoas interessadas em ser voluntários e das entidades que os pretendem integrar; encaminhar os voluntários para as instituições; sensibilizar a comunidade para o voluntariado; divulgar programas e oportunidades de voluntariado e dar à população as informações necessárias sobre voluntariado.

O Toc´Ajudar conta com um grupo de 58 voluntários, com idades compreendidas entre os 19 e os 69 anos, com residência em 12 freguesias do concelho do Sabugal e com níveis de escolaridade e áreas de interesses muito divergentes.

Relativamente ao Banco de Recursos este é um projeto a funcionar desde 2009, criado no âmbito do Programa Rede Social.

Pretende constituir-se como um complemento à intervenção social da autarquia, promovendo a recolha e a doação de bens a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Através do Banco de Recursos são atribuídos de forma gratuita bens, tais como têxteis, mobiliário, vestuário, calçado, brinquedos, entre outros.

Segundo a Câmara Municipal do Sabugal, “também se pretende com este projeto combater o desperdício e potenciar um maior envolvimento da sociedade civil, na recolha de bens, funciona em articulação com o Banco Local de Voluntariado às terças e sextas-feiras (entre as 15 e as 17 horas), com o apoio de cinco voluntárias.”

“O Banco de Recursos e o Banco de Voluntariado têm vindo a desenvolver-se como iniciativas que visam a promoção do desenvolvimento social local, acreditando na iniciativa, cooperação e trabalho em rede”, acrescenta a autarquia.


Conteúdo Recomendado