Ruas do Fundão são palco de nove dias de animação cultural e popular

Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7e/Pavilhao_multiusos_fundao.JPG

Com o Festival Cale e SangriAgosto, o Fundão terá para oferecer, a partir de sexta-feira, várias propostas artísticas. Logo no primeiro dia atua Ana Moura.

A fadista Ana Moura é uma das principais figuras do cartaz deste ano do Cale – Festival de Artes de Rua do Fundão. O certame começa sexta-feira, dia 1, e termina no dia 3, seguindo-se até dia 9, o SangriAgosto. São nove dias preenchidos com um programa de animação musical, concertos, animação cultural, atividades circenses, feiras temáticas e arte urbana, entre outras propostas. Ana Moura, uma das figuras mais destacadas do panorama musical português já com reconhecimento internacional, apresenta no Fundão o concerto “Um Fado com o Mundo”. O espetáculo é às 22h00, no recinto exterior do Pavilhão Municipal do Fundão. O Festival Cale, com designação alusiva à primeira e mais emblemática rua da cidade, é o maior evento cultural ao ar livre do Fundão. O palco é a zona antiga da cidade, que receberá um amplo cartaz cultural, social e internacional.  “Neste período haverá um horário alargado para os estabelecimentos comerciais”, anuncia a autarquia. O arranque do programa é sexta-feira, às 10h00, com o Projeto Avenida – Tiago Porteiro e Manuela Ferreira. Depois, segue-se um conjunto de propostas a cargo de artistas individuais ou coletivos como João Bento, Nespoon, Ana Moura, Companhia A Casa dos Dias Felizes, La Risa es Bella – Companhia Circortito, Companhia Marimbondo, ESTE – Estação Teatral, Associação Radar 360º, Nadnat Productions, OGBE, Alcides Fernandes, Nuno Pereira e Pedro Fiúza. “O objetivo deste festival, cuja organização estará a cargo do Município do Fundão, é desenvolver um programa pluridisciplinar no qual coabitem projetos de artistas experientes, com espetáculos do seu repertório e também projetos em desenvolvimento por artistas emergentes, imaginando a cidade e as suas memórias, fazendo dela o seu laboratório”, explica a Câmara do Fundão, que considera a configuração urbana “propícia para a arte urbana”. Além da “escala humana”, oferece “lugares adequados para intervenções artísticas em espaços públicos, lugares abrigados, jardins interiores, parques e praças de pequena e média dimensão”.

 SANGRIAGOSTO

SangriAgosto, por seu turno, começa igualmente no dia 1 e prolonga-se até dia 9, no mesmo centro histórico da cidade. Trata-se de um evento de carácter popular que pretende dinamizar, promover e estimular o comércio tradicional do Fundão, assim como as restantes atividades económicas. “O SangriAgosto assenta numa estratégia composta pela animação de rua, abertura do comércio tradicional para além dos períodos normais de funcionamento, reabertura de espaços devolutos para venda e mostra de produtos”, refere o município fundanense, acrescentando que “irá ainda decorrer um mercado hortofrutícola nos fins de semana”.


Conteúdo Recomendado