Projetos do IPG distinguidos em concurso nacional de inovação e empreendedorismo

Em votação estiveram 13 iniciativas no concurso Link Me Up – Desafios de Cocriação e 20 no Poliempreende.

Os projetos da área da saúde “Smartwood” e “4bettermedicine”, desenvolvidos por estudantes e docentes do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), ficaram em terceiro lugar nos concursos nacionais Poliempreende e Desafios de Cocriação (Link Me Up), respetivamente.


Os resultados das iniciativas que premeiam o melhor plano de negócio e criação de empresa na área do empreendedorismo e a melhor solução inovadora desenvolvida na área da inovação foram conhecidos durante a Semana do Empreendedorismo da Rede Politécnica, em Beja.


“Esta dupla distinção é a prova da qualidade do ensino, da investigação e dos projetos desenvolvidos nas nossas escolas”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG. “Vamos continuar a envolver os nossos estudantes neste tipo de iniciativas – que permitem o trabalho conjunto entre docentes, alunos e empresas – para dotá-los de competências cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho: capacidade de inovação, espírito crítico, proatividade e competitividade”.


“Smartwood” é um penso inteligente desenvolvido para controlar o tratamento de feridas crónicas em ambiente hospitalar. Equipado com um biomarcador e um biossensor, este dispositivo visa eliminar as dificuldades de controlo de substituição dos dispositivos médicos associados a estas feridas.


Já o “4bettermedicine” é uma iniciativa pensada para combater o esquecimento da toma de medicamentos. O projeto envolve uma caixa inteligente – a Medicalbox – que é programada numa farmácia para emitir uma mensagem de alerta sempre que o utente deve tomar um comprimido. Para além disto, está a ser desenvolvida uma pulseira eletrónica que alertará também o utilizador à hora prevista.


“Os nossos alunos deixaram-nos muito orgulhosos porque estiveram sempre empenhados e demonstraram uma notável capacidade de trabalho no desenvolvimento destes dois projetos”, afirma Teresa Paiva, coordenadora do Polieempreende e do Link Me Up – Desafios de Cocriação onde são desenvolvidos os Desafios de Cocriação no IPG.


“Esta experiência foi muito enriquecedora para estes estudantes porque, para além de partilharem conhecimentos e ideias com colegas de outras escolas, tiveram a oportunidade de visitar empresas e de receberem formação para comunicarem melhor as suas ideias de negócios e projetos de inovação”.


Em votação estiveram 13 iniciativas no concurso Link Me Up – Desafios de Cocriação e 20 no Poliempreende.


Ana Nunes, Catarina Dias e Guilherme Alves foram os estudantes responsáveis pelo “Smartwood” em colaboração com as professoras Carla Castro e Sónia Miguel.


Já Ricardo Sousa, Mariana Moreira, Naylsa Sousa e Diogo Luz desenvolveram o projeto “4bettermedicine” juntamente com a docente do IPG Fátima Roque e a Farmácia da Estação da Guarda. A equipa do projeto “Smartwood” foi premiada com 3000 euros e a do “4bettermedicine” com 1500 euros.


Recorde-se que no ano passado o IPG venceu o primeiro prémio do concurso nacional do Link Me Up – Desafios de Cocriação, com um projeto para inovar o setor agroalimentar e prepará-lo para operar no Espaço, “Space Food Ideation” e em 2019, alcançou o terceiro prémio do Poliempreende com uma ideia de negócio para cultivar cherovia em hidroponia, “Hydroponic Evolution Farm”.


Conteúdo Recomendado