Projeto “Verde Esperança” dá nova vida a Bairro do Cabeço no Tortosendo

No passado dia 31 de outubro, o Bairro Social do Cabeço, no Tortosendo, recebeu a Assembleia de Rua de Outono e o arranque do Projeto “Verde Esperança”.

Esta iniciativa, vencedora do Orçamento Participativo “Covilhã Decide 2017”, visa a melhoria do espaço exterior do bairro social, criando zonas verdes, de lazer e convívio para adultos, crianças e jovens, de modo a potenciar a vida em comunidade e promover uma maior qualidade de vida, como refere uma nota da autarquia.

Foi também inaugurado o Jardim Comestível Comunitário, um espaço criado e mantido por um grupo de moradores.

O projeto “Verde Esperança” conta com o apoio das atividades do Quero Ser Mais E6G, projeto de Inclusão Social, financiado pelo Programa Escolhas, que a CooLabora desenvolve no Tortosendo junto de crianças, jovens e suas famílias desde 2010, de que é gestora e o Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto promotor.

Em paralelo, decorreram oficinas comunitárias para arranjo de bancos de jardins, plantação de árvores/arbustos e ateliers infantis, tendo o dia terminado em festa com um magusto e com animação musical.

Esta jornada de inclusão e cidadania contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, acompanhado pelos Vereadores Regina Gouveia e Jorge Afonso Gomes, que se juntaram à Diretora da CooLabora, Graça Rojão, e ao Presidente da Junta de Freguesia do Tortosendo, David Silva, entre outros representantes do consórcio do projeto “Quero Ser Mais E6G”.

Para Vítor Pereira, este foi um “ato simbólico em que lançamos uma iniciativa importante para a integração desta comunidade na comunidade mais vasta do Tortosendo e do concelho da Covilhã”.

O autarca destacou o Orçamento Participativo por ter sido a origem deste projeto de 25 mil euros “em que são os moradores que escolhem o que querem, como querem, fazem e conservam equipamentos e espaços que vão elevar a sua autoestima, com mais confiança no futuro”.


Conteúdo Recomendado