“Programa Transformar o Comércio” apresenta resultados em Gouveia

O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços vai participar na sessão pública para apresentação dos resultados e apoios ao comércio.

O município de Gouveia, em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, promove, no próximo dia 03 de abril, pelas 15h30, uma sessão pública para apresentação dos resultados e apoios ao comércio, consequentes das candidaturas ao “Programa Transformar o Comércio”.


A sessão terá lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Gouveia e contará com a presença do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, da diretora Geral da Direção Geral das Atividades Económicas (DGAE), Fernanda Ferreira Dias, do Chefe de Equipa de Projeto de Transição Digital do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Luís Manuel Ribeiro, de um representante da Câmara de Comércio e Serviços de Portugal e do presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Manuel Tadeu Marques.


Após a sessão de abertura, está prevista uma intervenção da diretora Geral da DGAE, às 16 horas, que irá “revelar os projetos que, no âmbito do território da Serra da Estrela, foram contemplados com os apoios no setor do comércio”.


A sessão termina com a intervenção do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.
Recorde-se que o “Programa Transformar Comércio” foi criado, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), como uma medida de apoio à requalificação das micro e pequenas empresas do comércio a retalho e de modo a promover o comércio localizado nos concelhos de Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia, que viram as suas atividades económicas seriamente impactadas na sequência dos incêndios rurais registados em 2022.


Esta medida de apoio extraordinário teve, por isso, como principal objetivo promover a estabilização e o aumento da resiliência e da competitividade destes territórios afetados, através da criação de linhas de apoio ao ecossistema comercial, visando apoiar projetos individuais de modernização comercial promovidos por empresas, que apostassem na modernização e valorização da oferta dos estabelecimentos abertos ao público através da inovação e da utilização de formas avançadas de comercialização.


O Programa teve uma dotação de dotação orçamental indicativa de €2.000.000, mobilizada através do Fundo de Modernização do Comércio e puderam candidatar-se micro e pequenas empresas de comércio a retalho, localizadas nestes concelhos.


Conteúdo Recomendado