O “Chemistry Awards” divide-se em duas fases. Na primeira, os projetos entregues até dia 31 de outubro são avaliados pelo painel de jurados que selecionará os três melhores resumos da licenciatura em Bioquímica e os três melhores da licenciatura em Química. A segunda fase será a final do “Chemistry Awards”, no dia 28 de novembro, data em que serão feitas as apresentações dos três melhores projetos de cada categoria, que receberão um prémio no valor de 100 euros.
O projeto “Chemistry Awards” surgiu com o intuito de comemorar o 23º aniversário do UbiQuímica, proporcionando aos seus alunos um evento onde podem apresentar os seus trabalhos finais de licenciatura.
Na categoria de licenciatura em Bioquímica, podem também participar todos os alunos de licenciatura em Bioquímica que submeteram o projeto nos anos 2012/13 e 2013/14, e na categoria de licenciatura em Química pode concorrer Química Industrial de 2012/13 e Química Medicinal de 2013/14.
Andreia Alves, presidente do Núcleo de Estudantes de Química, diz que o concurso “tem tudo para ser um sucesso. Além do prestígio proporcionado aos alunos participantes e de este ser apoiado pela Universidade e pelas respetivas associações de estudantes nacionais, este concurso premiará financeiramente o trabalho dos alunos.” Afirma ainda que, o “Chemistry Awards é um concurso que permite mostrar o trabalho dos alunos, contribuindo para a sua formação pedagógica e científica”.
Petra Grilo, licenciada em bioquímica pela UBI, é uma das participantes no concurso. Diz que “é ótimo participar neste tipo de atividades, mostrar que os alunos não participam apenas em eventos festivos”. Diz também que adorou “fazer o projeto final de licenciatura”, acha “que está bastante interessante” por isso resolveu mostrá-lo mais uma vez. Quanto ao concurso, considera ser “uma iniciativa muito boa que incentiva os alunos a apresentar o trabalho feito. Mostra que o projeto não serve só para arrumar na prateleira e que os alunos podem ganhar reconhecimento com isso”. Conclui dizendo que “sendo o UbiQuímica o núcleo de estudantes de Química, área científica com tanta divulgação” acha “importante haver este tipo de iniciativas mais científicas”.