Prémio ANACOM-URSI vem para a UBI

Daniel Robalo, aluno de pós-doutoramento na UBI recebeu (ex-aequo) o Prémio ANACOM-URSI Portugal 2014, pelo trabalho “Enhanced multi-band scheduling for carrier aggregation in LTE-Advanced scenarios”, do qual também é autor o docente de Eletromecânica e investigador do IT, Fernando Velez.

Este prémio é atribuído pelo Comité Português da URSI, com o patrocínio da ANACOM, destinado a premiar o melhor trabalho de investigação na área da radioeletricidade. O objetivo deste prémio é estimular a criatividade e o rigor no trabalho de investigação científica em Portugal.

O trabalho premiado aborda aspetos inovadores de otimização do planeamento de redes móveis de quarta geração, baseadas na release 11 do Long Term Evolution (LTE), considerando agregação de espectro. No LTE agregam-se duas ou mais bandas, geralmente não contíguas, de forma a atingir larguras de banda superiores, até 100 MHz. Neste trabalho, consideram-se as bandas de 800 MHz e 2.6 GHz e propõem-se formas de otimizar o dimensionamento duma rede LTE-Advanced, em termos de débito binário, perdas de pacotes e atraso. Considera-se o equilíbrio entre os custos e proveitos associados ao seu desenvolvimento e operação e utilizam-se como critérios de otimização os limites para a qualidade de serviço e/ou experiência.


Conteúdo Recomendado