Portugal tem 33 concelhos com incidência superior a 480 casos

Os dados da incidência por concelho foram hoje divulgados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

Portugal tem 33 concelhos com incidência do coronavírus SARS-CoV-2 superior a 480 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, face aos 31 de há uma semana, segundo os dados divulgados, esta sexta-feira, no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Acima do limiar máximo e mais de 960 casos por 100 mil habitantes, de acordo com as categorias definidas pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), estão seis concelhos, abaixo dos sete contabilizados na semana passada.

Sem qualquer caso de infeção pelo novo coronavírus nos últimos 14 dias estão agora os seguintes concelhos: Alvaiázere, Calheta, Avis, Lajes das Flores, Madalena, Mora, Santa Cruz das Flores, Tabuaço, Vila de Rei e Vila do Porto.

Belmonte e Covilhã são os únicos concelhos em risco “muito elevado” de transmissão da Covid-19 com uma incidência a 14 dias entre 480 e 960 casos por 100 mil habitantes.

Os dois municípios da Cova da Beira são atualmente os casos mais preocupantes na região, de acordo com os dados atualizados esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). A maioria dos concelhos situa-se no nível de risco “moderado” com uma incidência da Covid-19 a 14 dias entre 120 e 240 casos por 100 mil habitantes. São eles Aguiar da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Sabugal e Vila Nova de Foz Côa.

Com risco elevado (entre 240 e 480 casos por 100 mil habitantes) estão Almeida, Celorico da Beira e Mêda, enquanto Gouveia, Manteigas, Pinhel, Seia e Trancoso apresentam risco moderado (entre 0 e 120 casos). No país há atualmente seis concelhos em risco extremamente elevado, mas nenhum na região.

No final do mês de julho, o Conselho de Ministros definiu que o nível de risco na matriz de monitorização da pandemia de Covid-19 passaria a fixar-se em 480 casos por 100 mil habitantes a 14 dias em vez dos anteriores 240, decidindo também que deixaria de haver medidas diferenciadas por concelhos.

A Direção-Geral da Saúde continua, por sua vez, a divulgar dados por concelhos com referência à incidência cumulativa que “corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada”.
A matriz de risco foi novamente atualizada e o índice de transmissibilidade (Rt) nacional está agora nos 0,96 e no continente nos 0,97. A incidência nacional está em 295,5 casos de infeção e no continente nos 302,6 casos.

Portugal somou, nas últimas 24 horas, mais 1.822 novos casos e seis mortes relacionados com a Covid-19, indica o boletim epidemiológico da DGS divulgado esta sexta-feira. Trata-se de um aumento de 0,17% nos novos casos de infeção e de 0.03% no que toca aos óbitos.


Conteúdo Recomendado