Polo do Observatório Nacional do Envelhecimento inaugurado no IPG

Esta estrutura vai funcionar no espaço anteriormente ocupado pelo Estrela Geopark no IPG com cerca de cinco professores/investigadores.

“Este novo Polo, o primeiro a ser inaugurado fisicamente, representa uma aposta do ONE e da Academia das Beiras, em aproximar a região do interior, onde o envelhecimento populacional será o desafio da década” como explica o Politécnico da Guarda. Esta estrutura vai funcionar no espaço anteriormente ocupado pelo Estrela Geopark no IPG com cerca de cinco professores/investigadores. A sessão de inauguração decorreu esta manhã e contou com a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, e de alguns autarcas da região.

O Observatório Nacional de Envelhecimento é coordenado pelo Algarve Biomedical Center (ABC), pela NOVA Medical School da Universidade Nova de Lisboa e pela Universidade do Porto, e “pretende dinamizar a colaboração entre instituições públicas, privadas e sociedade civil para o estudo do envelhecimento” acrescenta a mesma fonte. Esta iniciativa é integrada ainda por vários parceiros e entidades públicas e privadas.


De resto, o ONE tem como objetivo promover a investigação e conhecimento que permitam avaliar e desenvolver o envelhecimento ativo e saudável, adequando as prioridades e avaliando as políticas públicas nas várias áreas impactantes no envelhecimento, principalmente na área social, do trabalho, da saúde, da transição para a reforma, da educação e da formação ao longo da vida, da participação cultural e cívica em função do território, das necessidades e das dinâmicas da população.


Conteúdo Recomendado