Politécnico da Guarda pede ao Governo novas instalações para a Escola de Saúde

A falta de residências foi outra das dificuldades apontadas pelo presidente do IPG, referindo que muitos estudantes não chegam a ter condições para se matricular.

A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) reivindica “um novo edifício” ao Governo, por não ter condições para acolher todos os alunos.

Na sexta-feira, Dia Mundial do Estudante, o presidente do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), Joaquim Brigas, pediu apoio à ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, para a construção de um novo edifício para a Escola Superior de Saúde, no campus de IPG, por falta de capacidade para acolher mais estudantes.

Este apelo decorreu na Assembleia Participativa sobre a implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, organizada pela presidência do Conselho de Ministros em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Ministério da Educação e o IPG.

“Precisamos de um novo edifício que faça justiça a uma escola que, ano após ano, esgota todas as vagas para todos os seus cursos na primeira fase das candidaturas ao ensino superior”, disse, citado na nota de imprensa, o presidente do IPG, Joaquim Brigas.

Já “há muito tempo” que não há espaço para os alunos na atual Escola de Saúde, havendo aulas a decorrer, por esse motivo, na Escola de Tecnologia e Gestão, que também “está em crescimento com a recente diversificação da oferta formativa”.

A falta de residências foi outra das dificuldades apontadas pelo presidente do IPG, referindo que muitos estudantes não chegam a ter condições para se matricular.

“Este é um problema estrutural deste Politécnico e o maior entrave ao seu crescimento porque, ao contrário de outras cidades no país, onde andam à procura de estudantes para ocupar as residências, na Guarda não há alojamento condigno a preços acessíveis”, apontou.

A ministra da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, presente no evento, elogiou o trabalho que o IPG tem desenvolvido.

“Parabenizo o Politécnico da Guarda por estar envolvido em três laboratórios colaborativos, por priorizar a contratação de profissionais altamente qualificados, pelo trabalho que tem desenvolvido na transferência de conhecimento para a sociedade e pela sua capacidade de transformar o conhecimento em inovação. As instituições politécnicas têm um papel vital, nomeadamente em regiões de menor demografia, na atração e fixação de pessoas e de empresas”, afirmou, citada na mesma nota, Elvira Fortunato.

O presidente do IPG reforçou o empenho da instituição em continuar a estreitar relações com empresas nas áreas da logística e da tecnologia, aproximando os estudantes à realidade do mercado e respondendo às necessidades do território.

Esta instituição de ensino superior tem trabalhado em conjunto com multinacionais, como é o caso da Noesis e da Fortinet, que têm escritórios no campus do IPG, criou um curso técnico superior profissional (CTeSP) e uma pós-graduação executiva na área da logística, em parceria com empresas da região.

Joaquim Brigas defendeu que o IPG é “a instituição certa” para a realização da Assembleia Participativa, dedicada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de “Educação de Qualidade”, uma vez que o Instituto se “reorientou estrategicamente para a produção de ciência”.

“Ciência essa que, sempre que possível, é produzida para qualificar o tecido social e económico da região, conferindo competitividade ao território, às empresas, às organizações e às autarquias”, reafirmou.

Elvira Fortunato sublinhou que a área governativa da Ciência Tecnologia e Ensino Superior está comprometida com a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e que toda a missão que o Governo assumiu para esta legislatura tem em conta o que está subjacente ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de “Educação de Qualidade”.

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) é integrado por quatro escolas – Superior de Saúde, Superior de Tecnologia e Gestão, Superior de Educação, Comunicação e Desporto e Superior de Turismo e Hotelaria.


Conteúdo Recomendado