Plataforma 'online' ajuda a produzir vinho

A Universidade de Vila Real vai desenvolver até 2017 a aplicação ‘ModelVitiDouro’, uma plataforma na internet que ajudará a prever as datas de floração, pintor e maturação, bem como indicadores de produção de vinho no Douro.

O ‘ModelVitiDouro’ é promovido pela Adega Cooperativa de Favaios, financiado pelo programa Proder em 140 mil euros, e envolve uma equipa multidisciplinar do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

“Pretendemos desenvolver um modelo que permita prever com alguma antecedência os vários estados de desenvolvimento fenológico da videira, como a data de floração, do pintor, de maturação ou até, eventualmente, do abrolhamento, e também indicadores de produção”, afirmou, em comunicado, o coordenador do projeto e investigador do CITAB, João Santos.

Nesta ferramenta ‘online’ serão inseridos dados de campo e de algumas informações meteorológicas, que serão recolhidas nas estações instaladas em três adegas, cuja localização representa as três principais zonas climáticas da Região Demarcada do Douro.

O projeto envolve, para além da Adega de Favaios (Cima Corgo), ainda as cooperativas de Mesão Frio (Baixo Corgo) e Freixo de Espada à Cinta (Douro Superior).


Conteúdo Recomendado