Pinhel recebe evento que divulga vinhos e sabores da Beira Interior

Rui Ventura adiantou que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi convidado e estará na inauguração do certame.

A cidade de Pinhel, no distrito da Guarda, vai receber de dia 18 a 20 de novembro, a 7.ª edição do certame Beira Interior – Vinhos & Sabores, que pretende divulgar os vinhos e a gastronomia da região.


O evento anual é organizado pelo Município de Pinhel e pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), que tem sede na cidade da Guarda.


Segundo as entidades promotoras, que apresentaram ontem, 3 de novembro, o programa do certame na Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo, o Beira Interior – Vinhos & Sabores vai ter lugar no Centro Logístico de Pinhel e, a par do Salão de Vinhos, incluirá provas comentadas de vinhos, degustações de produtos locais, ‘showcooking’, gastronomia e animação musical.


O certame contará com a participação de 55 expositores de vinhos e sabores (enchidos, queijo, mel, frutos secos, doces e compotas, doçaria tradicional, entre outros).


O presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, disse na conferência de imprensa que a iniciativa também inclui, no dia 19, um sábado, a realização da gala de encerramento do projeto Pinhel – Cidade do Vinho 2020/2022, com passagem de testemunho à região do Douro – Cidade Europeia do Vinho 2023.


Também estão programadas duas atividades paralelas: o 6.º Raid TT Vinhos da Beira Interior (promovido pelo Clube Escape Livre) e a Maratona BTT – Pinhel Cidade do Vinho (uma iniciativa do município de Pinhel, a realizar no dia 20).


Rui Ventura referiu que o certame é importante para afirmar os vinhos produzidos na região da Beira Interior: “O nosso país é um país de vinho, mas nós precisamos de afirmar a Beira Interior”.


O autarca adiantou que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi convidado e estará na inauguração do certame.


O presidente da CVRBI, Rodolfo Queirós, referiu que o fim de semana do evento permitirá fazer “uma afirmação muito grande” não só dos vinhos, como também do território da Beira Interior.


O responsável lembrou que o setor do vinho “tem estado a ter notoriedade” e a região “tem mostrado o seu potencial”.


Carlos Condesso, presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, deu conta da satisfação por o seu concelho ter recebido a conferência de imprensa de apresentação do evento Beira Interior – Vinhos & Sabores, onde estarão presentes os produtores locais.


Lembrou que “grande parte” dos agricultores do seu município “vive da vinha e do vinho”, um setor importante para a economia local.


A Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo, presidida por António Madeira, foi fundada em 1956 e possui cerca de 500 sócios.


A CVRBI tem sede na cidade da Guarda, no Solar do Vinho, e abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Pinhel e Cova da Beira, nos distritos de Guarda e de Castelo Branco, que correspondem a uma área de 20 municípios, onde se contabilizam cerca de cinco mil viticultores.


Na área da CVRBI, com perto de 16 mil hectares de vinhas e uma grande variedade de castas (destacando-se as brancas Síria, Arinto e Fonte Cal, e as tintas Tinta Roriz, Rufete, Touriga Nacional, Trincadeira e Jaen), existem cerca de 70 produtores de vinho, sendo quatro adegas cooperativas e os restantes produtores particulares.


Conteúdo Recomendado