“Pelos Territórios das Famílias” é tema de debate em Seia

A iniciativa Conversas InterMunicipais realiza-se no próximo dia 30 de setembro e tem como objetivo debater e refletir sobre as vivências e mudanças na vida das famílias.

Integrada na programação da 14.ª edição do evento ExpoSocial, o Município e a Rede Social de Seia, com a colaboração dos parceiros do Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Seia, realizam no dia 30 de setembro, na Casa Municipal da Cultura, o encontro “Pelos Territórios das Famílias”.

Segundo uma nota informativa da autarquia, as Conversas Intermunicipais têm como principal objetivo contribuir para os debates atuais sobre as mudanças na vida das famílias e nas relações pessoais, para além da partilha de diferentes perspetivas entre profissionais de diversas áreas. O encontro é dirigido não só a técnicos e dirigentes, mas também aos cidadãos de todos os municípios da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.

Presididas por Filipe Camelo, Presidente do Município de Seia, e por Jacinto Dias, Diretor do Centro Distrital da Segurança Social da Guarda, as Conversas Intermunicipais têm início marcado para as 09 horas e contam com a participação de especialistas com larga experiência profissional na intervenção com famílias, adianta fonte da autarquia.

A primeira sessão tem como oradoras convidadas Madalena Alarcão, professora associada da Universidade de Coimbra, e Ana Teresa Prata, pedopsiquiatra, sendo moderada por Francisca Magano, da UNICEF Portugal, onde irão abordar o tema “Na hora de pôr a mesa quantos somos”.

De seguida, realiza-se uma sessão plenária dedicada à temática “Família(s), um palco para relações”, onde participam o juiz desembargador Paulo Guerra, também Diretor-Adjunto do Centro de Estudos Judiciários, e o Diretor do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Unidade Local de Saúde da Guarda, António Gomes, com a moderação de Filomena Freitas, assistente social do Hospital Pediátrico de Coimbra.

Ao início da tarde, pelas 14h30, decorrem as sessões paralelas “Em cada divisão uma partilha”. Diamantino Santos e Anabela Fazendeiro, ambos psicólogos clínicos e terapeutas familiares, dedicam a sua sessão à temática “Metodologias colaborativas com famílias”. Hélio Bento Ferreira, coordenador regional da CNPDPCJ, dinamiza a sessão “Papéis e/ou desafios das crianças e jovens”, onde a socióloga Cátia Azevedo assume o papel de relatora. A “Qualidade de Vida e Bem-estar dos Cidadãos” serve de mote para a sessão promovida por Sara Santos, Spa Manager, com o relato da psicóloga clínica Carla Costa.

Terminadas as sessões, Mag Rodrigues, autora de “As Senhoras – ensaio fotográfico sobre a mulher e a saúde mental”, fará uma visita guiada à sua exposição.

A sessão de encerramento das Conversas Intermunicipais conta com a presença de Cristina Sousa, vereadora na Câmara Municipal de Seia, e de Rosário Farmhouse, presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), seguindo-se um momento musical a cargo da Casa de Santa Isabel.

A participação nas Conversas Intermunicipais é gratuita, no entanto, é necessário realizar a inscrição até ao dia 23 de setembro.

PROGRAMA

08h30 – Acolhimento e Credenciação

(Receção entrada principal do auditório da Casa Municipal da Cultura)

09h00 – 09h30 – Sessão de Abertura (Auditório da Casa Municipal da Cultura)

Carlos Filipe Camelo, Presidente da Câmara Municipal de Seia

Jacinto Dias, Diretor do Instituto Segurança Social I.P. – Centro Distrital Segurança Social da Guarda

09h30 – 10h45 – Sessão Plenária| Na hora de pôr a mesa quantos somos

Madalena Alarcão, Professora Associada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), Psicóloga Clínica, Terapeuta Familiar e Membro Supervisor da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar

Ana Teresa Prata, Pedopsiquiatra, Hospital Dona Estefânia – CHULC, EPE

Moderadora| Francisca Magano, UNICEF Portugal

10h45 – 10h50 – Pausa Ativa (para promover a redução do tempo sentado)

10h50 – 11h15 – Intervalo

11h15 – 12h45 – Sessão Plenária| Família(s): um palco para relações

Rosário Farmhouse, Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens

Paulo Guerra, Diretor-Adjunto do CEJ e Juiz Desembargador

António Gomes, Psiquiatra, Diretor do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULS Guarda EPE

Moderadora| Filomena Freitas, Assistente Social, Coordenadora do Núcleo Hospitalar do Hospital Pediátrico de Coimbra

12h45 – 13h00 – Um par de contos domésticos

Miguel Gouveia, Editora Bruaá

13h00 – 14h15 – Almoço Livre

14h15 – 16h15 – Sessões Paralelas| Em cada divisão uma partilha

Sessão A: Metodologias Colaborativas com Famílias (sala de reuniões na Casa Municipal da Cultura)

Dinamizador: Diamantino Santos, Psicólogo Clínico, Terapeuta Familiar, Formador no âmbito da intervenção clínica familiar com famílias multiproblemáticas

Relatora: Anabela Fazendeiro, Psicóloga Clínica e Terapeuta Familiar, Hospital Pediátrico Coimbra – CHUC

Sessão B: Papéis e/ou Desafios das Crianças e Jovens (auditório na Casa Municipal da Cultura)

Dinamizador Hélio Bento Ferreira, Coordenador Regional da Equipa Técnica Regional da CNPDPCJ

Relatora Cátia Azevedo, Socióloga, EAPN Portugal

Sessão C: Qualidade de Vida e Bem-estar dos Cidadãos (espaço internet na Casa Municipal da Cultura)

Dinamizadora Sara Santos, SPA Manager, Doutoranda em Gerontologia, Coordenadora de Cursos do Ensino Profissional na Escola Profissional Serra da Estrela

Relatora Carla Costa, Psicóloga Clínica, Casa de Saúde Bento Menni – Irmãs Hospitaleiras

16h15 – 16h30 – Visita guiada com a autora à exposição “As Senhoras – Ensaio fotográfico sobre a mulher e a saúde mental”

Mag Rodrigues

16h30 -17h15 – Apresentação das Conclusões | Arrumar a estante e preparar o dia seguinte

Cristina Sousa, Vereadora na Câmara Municipal de Seia

Anabela Fazendeiro, Psicóloga Clínica e Terapeuta Familiar, Hospital Pediátrico Coimbra – CHUC, Relatora da Sessão Metodologias Colaborativas com Famílias

Cátia Azevedo, Socióloga, EAPN Portugal, Relatora da Sessão Papéis e/ou Desafios das Crianças e Jovens

Carla Costa, Psicóloga Clínica, Casa de Saúde Bento Menni – Irmãs Hospitaleiras, Relatora da Sessão Qualidade de Vida e Bem-estar dos Cidadãos

17h15 -17h30 – Momento Musical | Na sala de estar a acomodar o tempo

17h30 – Encerramento | Na hora da despedida ficam os desafios


Conteúdo Recomendado