PCP da Guarda defende urgente requalificação e reabertura da Linha da Beira Alta

A circulação no troço entre Pampilhosa, no concelho da Mealhada (distrito de Aveiro), e Guarda da Linha da Beira Alta foi encerrada em abril de 2022.

O PCP da Guarda considerou hoje, dia 7 de fevereiro, urgente a requalificação e a reabertura da linha ferroviária da Beira Alta, a sua colocação ao serviço das populações e do interesse público e a conceção de um plano integrado de mobilidade.


A Direção da Organização Regional da Guarda (DORG) do PCP referiu em comunicado enviado à agência Lusa que “sempre afirmou que a degradação do transporte ferroviário é fruto de opções ideológicas com vista à privatização, tal como aconteceu na área de transporte de mercadorias”, daí que a sua exigência seja “encontrar soluções” que permitam “a reabertura mais breve” da Linha da Beira Alta.


Segundo a nota, a melhoria do serviço ferroviário de passageiros na Linha da Beira Alta deveria ser iniciada no troço Guarda – Vilar Formoso, com horários compatíveis às necessidades dos trabalhadores e população.


Para o PCP, é fundamental o transporte ferroviário de passageiros integrado num verdadeiro sistema de transportes, quer pelas suas características estruturantes para o sistema, quer pelo lugar estratégico que ocupa na vida económica do país, assegurando a circulação de mercadorias e bens e a mobilidade das populações, contribuindo com enormes benefícios para o ambiente e para o desenvolvimento sustentável ao nível local, regional e nacional.


“É necessário responsabilidade política para encontrar as soluções que sirvam os interesses dos trabalhadores e populações com a urgência [da] reabertura da Linha da Beira Alta”, vincou o PCP.


A DORG da Guarda considerou, ainda, que é fundamental a conceção de um plano integrado de mobilidade no Interior, integrando as linhas ferroviárias da Beira Alta e Beira Baixa na resposta às necessidades das populações.


O partido sugeriu integrar o Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART) “com a implantação de uma empresa pública de transportes rodoviários no território da CIM-BSE [Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela], articulando com o transporte ferroviário na malha de suburbano, atualmente inexistente na Beira Interior e ligado ao transporte regional alargado até Coimbra”.


A circulação no troço entre Pampilhosa, no concelho da Mealhada (distrito de Aveiro), e Guarda da Linha da Beira Alta foi encerrada em abril de 2022, de forma a permitir “viabilizar a concretização das intervenções planeadas em segurança e com muito maior eficácia do que teria ocorrido com a linha em exploração”.


Na altura, a Infraestruturas de Portugal previa que a reabertura da circulação no troço ocorresse em janeiro de 2023, embora o encerramento à exploração no período noturno e nos fins de semana se mantivesse o resto do ano, “face à complexidade dos trabalhos”, mas em outubro informou que a interrupção da circulação no troço iria ser prorrogada.


Conteúdo Recomendado