Parkurbis na lista de melhores incubadoras da Europa

Uma entidade sueca analisou parques de incubação de empresas e considerou o organismo sedeado na Covilhã o 10.º melhor do continente europeu na categoria “Top University Associated Business Incubators”.

O Parkurbis – Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã classificou-se em 10.º lugar no “Top University Associated Business Incubators”, ranking da responsabilidade da UBI Global, entidade sueca que analisa o desempenho de incubadoras em todo o mundo. O Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã, que tem como um dos parceiros a Universidade da Beira Interior (UBI), entrou na lista das melhores da Europa associadas as instituições de Ensino Superior.

O ranking foi anunciado na cidade italiana de Turim, no dia 27, e significa para o espaço instalado no Parque Industrial do Tortosendo “uma oportunidade para partilhar e aprender com as metodologias e as práticas dos melhores da Europa”, referem os seus responsáveis, em comunicado. “Introduzir melhorias nos serviços prestados aos empreendedores e continuar a trabalhar para o desenvolvimento económico do território são alguns dos objetivos que o Parkurbis vai continuar a trilhar”, é ainda dito.

Além do Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã, a BLC3 – Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro classificou-se em nono lugar do “Top University Business Incubators”. A BLC 3 é uma incubadora de Oliveira do Hospital, do distrito de Coimbra, dinamizada pela autarquia e associada também a instituições de Ensino Superior. Entre os sócios fundadores está a Escola Superior de Tecnologia e Gestão instalada no município.

A UBI Global é uma empresa dedicada ao benchmarking mundial de incubadoras universitárias e associadas a universidades. Está sedeada em Estocolmo e conta com as parcerias da CISCO, Universum, Global University Venturing e a École des Pont ParisTech, entre outros. No estudo, que realiza desde 2012, foram analisadas instituições de 64 países, de seis regiões do mundo: África, Ásia e Pacífico, Europa, América Latina, Médio Oriente e Norte de África e, ainda, América do Norte.


Conteúdo Recomendado