Novo projeto da Mutualista de combate à Covid-19 vence Caixa Social 2021

O projeto chama-se “Cuidados de Proximidade – Saúde +” e foi contemplado com uma verba de 18 mil euros pelos Prémios Caixa Social 2021.

A Mutualista Covilhanense venceu mais um prémio, com um novo projeto destinado a combater e minimizar os impactos da Covid-19: o Caixa Social 2021, promovido pela Caixa Geral de Depósito refere uma nota informativa.


Criar um Gabinete Itinerante de Prevenção e Combate à doença, realizar testes ao novo coronavírus e instalar e testar nos domicílios de seniores uma tecnologia capaz de monitorizar à distância parâmetros de saúde, como a temperatura ou a frequência cardíaca, e o próprio ambiente domiciliário (temperatura, gás, etc) são algumas das ações previstas.

O projeto chama-se “Cuidados de Proximidade – Saúde +” e foi contemplado com uma verba de 18 mil euros pelos Prémios Caixa Social 2021, anunciou a Caixa geral de Depósitos nas suas plataformas online.

“Este é um projeto focado sobretudo na área da prevenção e que abrangerá as zonas rurais do concelho da Covilhã”, explica Nelson Silva, presidente da Direção da Associação, ao adiantar que, no caso do Gabinete Itinerante, “será acoplado ao serviço da Unidade Móvel de Saúde e de Apoio Psicológico e Social”. Este gabinete fará aconselhamento e terá ainda como funções a transmissão de informações relevantes à população.

Já os testes laboratoriais serão efetuados em parceria com o grupo Germano de Sousa – Centro de Medicina Laboratorial. Quanto ao sistema a instalar nos domicílios de idosos, trata-se de uma tecnologia designada de Home Intelligence Assistent e que está a ser desenvolvida por um grupo de investigação do Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior (UBI), o NetGNA – Next Generation Networks Apllications, que será testada ao abrigo deste projeto da Mutualista Covilhanense, com o intuito de melhorar a segurança e bem-estar da população sénior, um dos grupo de risco da Covid-19.

Por outro lado, o projeto “Cuidados de Proximidade – Saúde +” inclui ainda reforço do acompanhamento psicológico nas aldeias, tal como dos cuidados de saúde que são já prestados pela Associação nas aldeias através da Unidade Móvel de Saúde. Atualmente, a Unidade Móvel de Saúde atua em 11 localidades do concelho da Covilhã: Trigais (Erada), Aldeia de São Francisco de Assis, Barroca Grande, Vale da Cerdeira, Casal de Santa Teresinha, Cambões, Minas da Panasqueira, São Jorge da Beira, Pereiro (Sobral de São Miguel), Verdelhos e Sarzedo.


Conteúdo Recomendado