"Não existem condições para prosseguir o plano de desconfinamento"

No geral, o país poderá não avançar para a próxima fase do plano, inicialmente prevista para 28 de junho.

O Conselho de Ministros desta quinta-feira já terminou, antevendo-se que uma das decisões seja o recuo no desconfinamento em Lisboa. No geral, o país poderá não avançar para a próxima fase do plano, inicialmente prevista para 28 de junho. Acompanhe em direto o anúncio desta e de outras decisões.


Reunido desde as 9h em sede de Conselho de Ministros, o Governo prepara-se para anunciar novas medidas para conter a pandemia, numa altura em que a incidência da doença cresce no país a reboque de Lisboa e Vale do Tejo, e, particularmente, da Grande Lisboa. “Portugal encontra-se claramente na zona vermelha, pelo que não existem condições para prosseguir o plano de desconfinamento”, anunciou Mariana Vieira da Silva.

As decisões hoje tomadas acontecem cem dias depois de Portugal ter iniciado o desconfinamento na zona verde da matriz de risco, encontrando-se agora com os indicadores de controlo da pandemia de Covid-19 no vermelho.

Além de Lisboa, há outros 19 concelhos em risco de recuar no desconfinamento. E a generalidade do país não deverá avançar para a próxima fase do plano, inicialmente prevista para 28 de junho e que previa que as lojas do cidadão passassem a funcionar sem marcação obrigatória e que os transportes públicos deixassem de ter restrições à lotação.

O Governo deverá tomará ainda decisões sobre os certificados digitais Covid-19 e sobre a vacinação.


Conteúdo Recomendado