Municípios reúnem-se em Aveiro com descentralização e finanças na agenda

A descentralização, a regionalização e o financiamento local serão temas centrais do congresso que a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) realiza no próximo fim de semana em Aveiro, onde elegerá uma nova direção após as autárquicas de setembro.

A presidente socialista da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, foi indicada para encabeçar a lista da direção para o mandato 2021-2015 pelo PS, o partido que conquistou mais câmaras nas autárquicas de setembro.

Luísa Salgueiro será a primeira mulher à frente da organização e deverá suceder ao também socialista Manuel Machado, que nestas autárquicas se candidatou a um terceiro e último mandato à Câmara de Coimbra, mas não foi reeleito.

O programa oficial do XXV Congresso da ANMP espera o primeiro-ministro, António Costa, na sessão de abertura, no sábado, enquanto o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, que tutela as autarquias, deverão estar presentes na sessão de encerramento, na tarde de domingo.


Conteúdo Recomendado