Município de Trancoso inaugura percurso “All for All - Turismo Acessível” na segunda-feira

Trancoso08

O concelho de Trancoso assinala, na segunda-feira, o feriado municipal que coincide com a comemoração do 638.º aniversário da Batalha de São Marcos.

A Câmara Municipal de Trancoso vai inaugurar, na segunda-feira, dia do Feriado Municipal, um percurso turístico acessível para as pessoas com mobilidade reduzida usufruírem do património do centro histórico daquela cidade.

Segundo o presidente da Câmara de Trancoso, Amílcar Salvador, o projeto envolveu um investimento da ordem dos 120 mil euros e o município contou com o apoio da rede das Aldeias Históricas de Portugal.

O percurso “All for All – Turismo Acessível” começa no Posto de Turismo da cidade de Trancoso e termina no castelo, com passagem pelas Portas D’El Rei, por várias ruas da antiga Judiaria, dos Cavaleiros e do Magriço, junto da Casa do Bandarra e do Centro de Interpretação da Cultura Judaica Isaac Cardoso.

“Pessoas com mobilidade mais reduzida têm, de facto, agora, um percurso muito acessível, com lajes de granito liso. É fácil seguirem esse percurso e entrarem no nosso centro histórico”, afirmou hoje o autarca à agência Lusa.

Amílcar Salvador lembrou que o piso que existia ao longo do percurso turístico com destino ao castelo não era adequado para pessoas com mobilidade reduzida ou em cadeira de rodas.

“Com este eixo da via com lajeado de granito, é muito mais fácil as pessoas terem acesso ao castelo”, vincou.

O trajeto do percurso “All for All – Turismo Acessível” será inaugurado pelas 12 horas de segunda-feira, junto do edifício do Posto de Turismo da cidade de Trancoso, que faz parte da rede das 12 Aldeias Históricas de Portugal.

O concelho de Trancoso assinala, na segunda-feira, o feriado municipal que coincide com a comemoração do 638.º aniversário da Batalha de São Marcos, travada em 1385, entre forças portuguesas e castelhanas, tida como determinante para a vitória alcançada mais tarde, em 14 de agosto, em Aljubarrota.

O programa comemorativo começa hoje e inclui, entre outras iniciativas, concertos, provas desportivas e uma sessão evocativa.

Na segunda-feira, a partir das 15h30, no Planalto de São Marcos, será prestada homenagem aos combatentes de 1385, será recriada a Batalha de Trancoso e decorrerá a tradicional distribuição de pão e laranjas, “simbolizando o gesto nobre dos portugueses face ao estado frágil em que ficaram os castelhanos após o confronto”, segundo o município.

Em dezembro de 2012 o Governo classificou o Campo Militar de São Marcos, situado na área das freguesias de São Pedro e Torres, nas proximidades da cidade de Trancoso, como monumento nacional.


Conteúdo Recomendado