Seia apresenta uso partilhado de bicicletas elétricas no Dia Europeu Sem Carros

O Município de Seia apresenta amanhã, dia 22 de setembro, o novo sistema de uso partilhado de bicicletas elétricas “Ginga” e o novo autocarro elétrico, que irá assegurar o circuito urbano em Seia.

A apresentação pública vai ter lugar no largo do Município, na data em que se assinala o Dia Europeu Sem Carros, que este ano dá particular destaque à importância de um acesso a transportes zero emissões e de uma mobilidade inclusiva.
Assim, associada a esta campanha europeia, durante o dia (das 10h às 18h) os munícipes poderão usufruir antecipadamente das recentes apostas em matéria de mobilidade elétrica, que entram em funcionamento a 1 de outubro.

A “Ginga”, designação do novo sistema de bicicletas elétricas de uso partilhado de bicicletas, visa ser uma alternativa de deslocação aos modos de transporte habituais, mas não poluente, quer para as tarefas do dia-a-dia dos cidadãos, quer para as atividades de lazer, cultura ou turismo, para além de promover o exercício físico.

O projeto é composto por um total de 15 bicicletas e três locais de parqueamento na cidade, no valor global de 93 mil euros, apoiado pelo Fundo Ambiental em 50 mil euros.

A aposta na mobilidade suave vai mais longe e, prosseguindo a sua visão estratégica de tornar Seia mais sustentável e com o objetivo de reforçar a rede de transportes urbanos VaieVem, o Município adquiriu recentemente um autocarro elétrico, com capacidade para 22 pessoas. O novo autocarro, que entra em funcionamento a 1 de outubro, estará alocado ao circuito urbano de Seia e representa um investimento total de 325.340,00€, cofinanciado em 40% pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.


Conteúdo Recomendado