Município de Gouveia integra projeto inovador da Universidade da Beira Interior

Em virtude de uma parceria entre o Município de Gouveia e a Universidade da Beira Interior (UBI), a Escola Secundária de Gouveia vai integrar a rede de escolas que vão fazer parte da Academia de Ciências.

Este projeto pioneiro, criado pela UBI, visa a criação de uma academia de ciências para jovens alunos do secundário, promovendo a formação em áreas como a matemática, a física e a química. A melhor forma de se apostar no progresso de uma região é investindo nas suas gerações mais jovens. Apostar na educação e cultura dos jovens do concelho tem sido uma das prioridades do Município de Gouveia, que uma vez mais se assume como pioneiro nesta matéria ao possibilitar aos alunos do secundário a participação num projeto inovador.

Os melhores alunos da Escola Secundária de Gouveia nas disciplinas de matemática, física e química terão a possibilidade de passar meio dia por semana na UBI, onde serão integrados no ambiente académico da universidade.

“Acredito que a educação além de formar cidadãos mais críticos e conscientes dos seus direitos, também contribui para que a sociedade cumpra os seus deveres cívicos. Numa altura em que muito se fala das dicotomias entre litoral e interior, esta parceria com a Universidade da Beira Interior vem no seguimento de uma crescente preocupação do município em fornecer aos jovens o máximo de ferramentas possíveis para que estes tenham acesso a muito mais formação e informação” –
afirmou Luís Marques Tadeu, presidente da Câmara Municipal de Gouveia.

A criação da Academia de Ciências foi divulgada no início do ano letivo pelo reitor da UBI, António Fidalgo, que afirmou que esta iniciativa se prende com a “crescente necessidade de cativar mais alunos para os cursos que têm menos procura, ou seja, os que têm como base as engenharias e as ciências.”


Conteúdo Recomendado