Município de Gouveia assinou Protocolo de Colaboração com a APROSE

Na mesma sessão foram entregues os apoios aos produtores e criadores de gado do concelho, num total de 24 explorações apoiadas.

Decorreu ao início da tarde de ontem, dia 20 de fevereiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Gouveia, a assinatura do Protocolo de Colaboração entre o Município de Gouveia e a APROSE – Associação de Pastores e Produtores do Queijo da Serra da Estrela do Concelho de Gouveia.


O apoio de 10 mil euros atribuído pelo Município de Gouveia à APROSE resulta da deliberação aprovada em Reunião de Câmara, no dia 13 de fevereiro, e visa estabelecer uma parceria para implementar um plano de apoio aos produtores e criadores de gado do concelho de Gouveia de forma a mitigar os impactos provocados pelos incêndios florestais decorridos na região.


A sessão iniciou-se com as palavras do Presidente da Assembleia Municipal de Gouveia, Gil Barreiros, que salientou a relevância do momento, que reflete a importância que o Município de Gouveia reconhece aos produtores e criadores de gado para o concelho e para a vida coletiva de todos nós.


“A Vossa importância é fundamental para que nós tenhamos identidade e, também, certezas no futuro, e o que podemos fazer é tentar, cada vez mais, apoiar para que as dificuldades que possam vir a apresentar-se, para a manutenção da vossa atividade, sejam, de alguma forma, minoradas”, referiu Gil Barreiros.


Ricardo Sequeira Pimenta, Presidente da APROSE, agradeceu ao Município o esforço que tem manifestado em prol dos pastores, referindo que ”já que a nossa profissão é tão árdua e constantemente cheia de adversidades, sejam elas naturais ou outras, é sempre bom contar com uma mão que ajuda nas horas de maior aperto e necessidade”.


De acordo com Luís Tadeu, Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, os incêndios que assolaram o concelho de Gouveia, em agosto de 2022, afetaram, gravemente, um grande número de explorações agrícolas, comprometendo, seriamente, a sua economia.


Desta forma e reconhecendo que a atividade agropecuária constitui um importante setor económico do concelho, o autarca gouveense entende como prioritário salvaguardar os produtores e criadores, criando medidas de apoio indireto, por forma a preservar e incentivar a manutenção destes negócios, ajudando, assim, a manter bem vivo este setor.


Desta forma, na mesma sessão, foram, ainda, entregues os respetivos apoios aos produtores e criadores de gado do concelho, num total de 24 explorações apoiadas, de acordo com o número de cabeças de gado por exploração, que por sua vez deverão ser gastos no comércio local.


“O Município de Gouveia reitera, assim, o seu compromisso com os produtores e criadores de gado do concelho de Gouveia, continuando, também, a incentivar e dinamizar as compras nos estabelecimentos comerciais locais”, refere a autarquia.


Conteúdo Recomendado