Município de Gouveia assinala centenário da morte de Pedro Amaral Botto Machado

As comemorações iniciam-se na sexta-feira, pelas 15 horas, com uma sessão evocativa que terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira.

O município de Gouveia vai recordar Pedro Amaral Botto Machado, considerado um “vulto maior da história do concelho”, assinalando o centenário da sua morte com atividades de sexta-feira a 31 de janeiro de 2022.

Segundo a autarquia presidida por Luís Tadeu, as comemorações iniciam-se na sexta-feira, pelas 15 horas, com uma sessão evocativa que terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira.

Na sessão, Alípio de Melo falará da “Vida, obra e legado de Pedro Amaral Botto Machado” e Joel Saraiva Correia fará uma intervenção sobre “Urbanismo e sociedade no primeiro quartel do século XX”.

“No que concerne ao urbanismo, são visíveis, ainda hoje, as marcas profícuas da ação de Pedro Amaral Botto Machado numa série de edifícios, estruturas, equipamentos e associações”, refere o município de Gouveia numa nota enviada à agência Lusa.

Neste contexto, segundo a fonte, no domingo, pelas 09:30, Joel Saraiva Correia conduzirá “uma visita orientada à Gouveia de Pedro Amaral Botto Machado”.

Ainda no âmbito do programa elaborado pela autarquia, na segunda-feira, dia 01 de novembro, pelas 15:00, será realizada uma romagem ao Cemitério Velho de Gouveia, onde será prestada uma homenagem ao benemérito, com a participação da Sociedade Musical Gouveense ‘Pedro Amaral Botto Machado’.

“Até ao dia 31 de janeiro, data que assinala a revolta de 31 de janeiro de 1891, no Porto, da qual foi acusado de ser incitador, serão promovidas outras iniciativas de homenagem a este vulto maior da história do concelho de Gouveia que, atempadamente irão sendo divulgadas”, adianta a Câmara Municipal de Gouveia.

Pedro Amaral Botto Machado (1868-1921) era irmão do republicano Fernão Botto Machado (1865-1924) que foi recordado em 2015, em Gouveia, por ocasião dos 150 anos do seu nascimento.


Conteúdo Recomendado