Município de Almeida assinou a escritura de Constituição da Eurocidade Porta da Europa

A Eurocidade Porta da Europa é constituída pelo município de Almeida, pelo ayuntamiento de Ciudad Rodrigo, pelo ayuntamiento de Fuentes de Oñoro e pela freguesia de Vilar Formoso.

O ato da Escritura Pública de Constituição do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Eurocidade Porta da Europa realizou-se no passado dia 17 de fevereiro, nos Paços do Concelho do município de Almeida.


Com sede em Vilar Formoso, a Eurocidade Porta da Europa é constituída pelo município de Almeida, pelo ayuntamiento de Ciudad Rodrigo, pelo ayuntamiento de Fuentes de Oñoro e pela freguesia de Vilar Formoso, e tem como objetivos, entre outros, “trabalhar em propostas conjuntas que promovam a atividade económica, a criação de emprego e a luta contra o despovoamento na sua área, garantindo a coesão económica e social”, bem como “estabelecer mecanismos de gestão e valorização do território” e “implementar medidas que eliminem ou minimizem os custos de contexto que penalizam as empresas e os cidadãos do território” como refere uma nota informativa da autarquia.


O AECT Eurocidade Porta da Europa integrou ainda recentemente a Rede Portugal-Espanha de Cooperação Transfronteiriça (REDCOT). No passado dia 1 de fevereiro, o presidente da Câmara Municipal de Almeida, António Machado, representou o AECT Eurocidade Porta da Europa na cerimónia em que se celebrou o acordo de constituição da REDCOT, que decorreu no Museu dos Coches, em Lisboa. Esta Rede pretende reforçar e criar “sinergias entre as diversas entidades de cooperação territorial” explica a mesma fonte.


Conteúdo Recomendado