Município de Almeida assinalou Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto

Esta homenagem contou ainda com um momento musical a cargo de Tiago Oliveira, professor na Escola de Música de Belmonte.

O Município de Almeida, através da sua Divisão de Turismo associou-se na passada sexta-feira, dia 27 de janeiro, à celebração do Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto.


A autarquia assinalou a data com entradas gratuitas e visitas guiadas personalizadas ao Pólo Museológico – Vilar Formoso Fronteira da Paz e ao Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes.


A decisão de tornar gratuitas as entradas foi tomada pelo Município de Almeida “por forma a perpetuar a memória do Holocausto, promover a prevenção e o combate a todas as formas de discriminação”.


Esta homenagem contou ainda com um momento musical a cargo de Tiago Oliveira, professor na Escola de Música de Belmonte, de forma a mostrar que a música foi, neste período negro da Humanidade, importante para os prisioneiros trazendo-lhes alguma esperança e que transcende as guerras e a violência, criando sensações de serenidade.


O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto assinala-se dia 27 de janeiro, tendo a data sido decretada pela ONU por ser o dia em que, perto do fim da Segunda Guerra Mundial, foram libertados os prisioneiros do campo de concentração e extermínio nazi de Auschwitz-Birkenau.


Conteúdo Recomendado