Município da Guarda promove Semana da Floresta, da Poesia, da Água e da Meteorologia

No âmbito da iniciativa “Educar na Natureza”, a Câmara promove na próxima semana um programa que inclui a realização de atividades dirigidas aos alunos dos Agrupamentos de Escolas Afonso de Albuquerque e Sé, e da Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca.

O município da Guarda vai organizar a Semana da Floresta, da Poesia, da Água e da Meteorologia para sensibilizar crianças, jovens e comunidade em geral para a crise climática e para a preservação do planeta.

No âmbito da iniciativa “Educar na Natureza”, a Câmara promove na próxima semana um programa que inclui a realização de atividades dirigidas aos alunos dos Agrupamentos de Escolas Afonso de Albuquerque e Sé, e da Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca.

A iniciativa ‘Educar na Natureza’ inclui “um programa extenso e heterogéneo com que o município da Guarda pretende sensibilizar as crianças, os jovens e a comunidade em geral, para a crise climática e para a importância de preservar” o planeta, referiu a organização em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo o programa, as atividades iniciam-se na segunda-feira com a iniciativa Eco-Água, nas escolas dos Agrupamentos Afonso de Albuquerque e Sé, evento que inclui uma degustação de águas aromatizadas para “promover o consumo de água da torneira em detrimento dos refrigerantes”.

Na terça-feira, quando se celebra o Dia Internacional da Floresta e da Poesia, durante a manhã, cerca de 300 alunos do 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico irão plantar 100 árvores na área envolvente da Torre de Menagem.

A ação contará com animação teatral pela Associação Hereditas e com uma demonstração de meios por parte das equipas de Sapadores Florestais, Bombeiros Voluntários da Guarda, Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR, Proteção Civil Municipal e PSP.

“Por esta ocasião, serão ainda declamados três poemas pelos alunos participantes, sobre a Floresta/Ambiente”.

No mesmo dia, pelas 11:30, decorrerá na Biblioteca Escolar Carvalho Rodrigues, na Escola C+S de São Miguel, uma Oficina de Declamação de Poesia “Palavras que nos Beijam” (para alunos do 7.º ano).

No Centro Comercial La Vie será inaugurada a exposição “A Floresta é nossa, vamos cuidar do Futuro” (15:00) e no recinto da capela da Póvoa do Mileu serão plantadas três árvores no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (16:30).

Na quarta-feira, quando se assinala o Dia Mundial da Água, na Quinta da Maunça, às 10:00, serão realizadas várias atividades de educação ambiental e uma demonstração de meios da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR.

Na quinta-feira e na sexta-feira, também na Quinta da Maunça, os alunos dos Agrupamentos de Escolas serão desafiados para uma série de atividades de educação ambiental, como percursos interpretativos e a elaboração coletiva de um Herbário, entre outras.

No Dia Mundial da Meteorologia, quinta-feira, pelas 18:00, o café-concerto do Teatro Municipal da Guarda será palco da palestra “Alterações Climáticas”.

O colóquio contará com a participação, entre outros, de Fernando Correia (docente da Universidade de Aveiro, biólogo e ilustrador científico), Flávio Massano (presidente do Geopark Estrela e da Câmara Municipal de Manteigas), Nuno Bravo (Região Hidrográfica do Centro), Joaquim Brigas (presidente do Instituto Politécnico da Guarda) e Vítor Baía (Clube de Montanhismo da Guarda).


Conteúdo Recomendado