Munícipes operados às cataratas em Figueira de Castelo Rodrigo

O protocolo pretende operar doentes do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo com cataratas e a necessitar de intervenção cirúrgica, desde que cumpram os critérios de acesso que obedecem a prioridades clínicas e sociais.

O município de Figueira de Castelo Rodrigo, no seguimento de um protocolo assinado em novembro com a Fundação Álvaro Carvalho, na especialidade de oftalmologia, levou o segundo grupo de munícipes a serem operados gratuitamente às cataratas.

“Depois de operados os 13 utentes que vão neste segundo grupo, a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, sempre em estreita colaboração com o Centro de Saúde local, já conseguiu ajudar cerca de 30 pessoas a ter uma melhoria significativa na sua visão e, consequentemente, no seu quotidiano”, referiu a autarquia em comunicado.

Carlos Condesso, presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, citado na nota, afirmou que, com o segundo grupo a ser operado, o município conseguiu “cumprir os números anunciados para este ano”, dando mais qualidade de vida aos munícipes, “proporcionando-lhes um Natal bem mais feliz”.

O protocolo pretende operar doentes do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo com cataratas e a necessitar de intervenção cirúrgica, desde que cumpram os critérios de acesso que obedecem a prioridades clínicas e sociais, aliviando e substituindo o Serviço Nacional de Saúde, que não consegue dar respostas em tempo útil a problemas relativos a esta especialidade médica, segundo a autarquia.


Conteúdo Recomendado