Ministras de Portugal e Espanha lançam Centro para a Economia e Inovação Social em abril na Guarda

Terá como missão a capacitação das entidades da economia social, a formação de quadros para as IPSS e o reconhecimento, validação e certificação de competências.

Os Governos de Portugal e Espanha acordaram ontem, durante a 34ª Cimeira Luso-Espanhola (que decorreu em Lanzarote, nas Ilhas Canárias), a cooperação bilateral na implementação do Centro para a Economia e Inovação Social (CEIS), que ficará localizado na cidade da Guarda.


A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, Ana Mendes Godinho, e a Segunda Vice-Presidente do Governo e Ministra do Trabalho e Economia Social de Espanha, Yolanda Díaz, participarão em abril, em data anunciar, na cerimónia de lançamento do centro protocolar, que terá como missão a capacitação das entidades da economia social, a formação de quadros para as IPSS e o reconhecimento, validação e certificação de competências, como refere um nota informativa.


Criado por portaria de 21 de dezembro de 2022, o CEIS resulta de uma parceria entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), a Confederação Portuguesa de Economia Social (CPES), o Centro de Estudos Ibéricos (CEI) e o Instituto da Segurança Social (ISS).


Do lado espanhol, o CEIS poderá, nos termos do acordo ontem celebrado, contar com a colaboração da Direção-Geral do Trabalho Independente, Economia Social e Responsabilidade Social da Empresa (DGTAESRSE), do Serviço Público de Emprego do Estado (SEPE) e da Fundação Estatal para a Formação no Emprego (FUNDAE).


O Governo de Espanha promoverá ainda a participação de organizações como a Confederação Empresarial Espanhola da Economia Social (CEPES), o Centro Internacional de Investigação e Informação em Economia Pública, Social e Cooperativa (CIRIEC) e as escolas espanholas de Economia Social


Conteúdo Recomendado