Manteigas organiza Expo Estrela para dizer que território “está vivo”

http://manteigasemimagens.blogspot.pt/2013/02/expo-estrela.html

Flávio Massano apontou que o evento se realiza na altura do Carnaval e na época de neve, que é um “chamariz” de visitantes para a região da serra da Estrela.

A Câmara de Manteigas está a organizar, até ao dia de Carnaval, a 29.ª Expo Estrela – Manteigas 2023, para divulgar as potencialidades locais, atrair visitantes e dizer que o território da serra da Estrela “está vivo”.


“O território da serra da Estrela está vivo, não só em Manteigas, como nos outros concelhos, porque a serra da Estrela tem muito para oferecer e, apesar daquilo que nos aconteceu no verão [com o incêndio], a serra da Estrela está viva”, disse hoje, dia 17 de fevereiro, o presidente da Câmara Municipal.


O autarca Flávio Massano falava, esta tarde, à agência Lusa, no momento em que a vila de Manteigas recebia, no âmbito do certame, um desfile de Carnaval com a comunidade escolar do concelho.


Segundo o autarca, o certame anual, que vai na 29.ª edição, é “a continuação da afirmação de uma marca” que o município pretende que seja “cada vez mais forte e que atraia cada vez mais pessoas” para o território.


“Ao dia de hoje, sabemos que a Expo Estrela é geradora de movimento na região. Portanto, temos procura, temos os hotéis e os alojamentos locais completamente cheios, temos os restaurantes com reservas e com procura elevada, temos o comércio local a vender bem. É sinal de que a Expo Estrela continua a chamar pessoas ao território”, sublinhou.


Flávio Massano apontou que o evento se realiza na altura do Carnaval e na época de neve, que é um “chamariz” de visitantes para a região da serra da Estrela.


“Eu diria que a Expo Estrela está viva, a serra da Estrela continua bem viva, e são eventos como estes que ativam o território, ativam as pessoas, ativam os comerciantes, os empresários”, rematou.


Pelas contas do autarca, durante o evento Manteigas espera receber “vários milhares de visitantes”, sendo que, até ao momento, já vendeu cerca de cinco mil bilhetes de acesso ao recinto.


O município investe cerca de 200 mil euros na realização da Expo Estrela – Manteigas 2023, que tem a inauguração oficial marcada para as 17:00 de hoje e decorre até ao dia de Carnaval com um programa que inclui artesanato, comércio, indústria, gastronomia, cultura e animação.


“A Expo Estrela – Manteigas 2023 é uma forte aposta do município na promoção e divulgação do território, tendo como objetivo principal a dinamização do tecido socioeconómico e cultural, numa época do ano – Carnaval – em que o concelho recebe inúmeros visitantes/turistas”, referiu a Câmara Municipal de Manteigas.


Segundo a mesma fonte, a edição deste ano do certame tem como novidades mais um dia de programação, uma maior área de implementação e uma nova localização.


O evento, que decorre no lugar do Vidoal, “realiza-se em duas tendas poligonais instaladas para o efeito, com uma área total aproximada de 2.500 metros quadrados, onde vai decorrer a componente expositiva, venda de produtos, restauração e espetáculos”, indicou.


Do cartaz musical do evento constam concertos de Emanuel (hoje, às 21:30), Dino D’Santiago (sábado, 22:30) e do grupo Calema (segunda-feira, 22:00).


A animação, que privilegia os grupos musicais locais e regionais, com destaque para a participação das duas bandas filarmónicas de Manteigas (Banda Boa União – Música Velha e Filarmónica Popular Manteiguense – Música Nova), também inclui o grupo de baile Hi-Fi, Virgílio Faleiro, Gooze HMB, Funil & Abelhinha e DJ’s de Vacaciones.


De acordo com o programa da 29.ª Expo Estrela – Manteigas 2023, no dia de Carnaval, durante a manhã, terá lugar uma prova de queijo Serra da Estrela e, no período da tarde, realiza-se o habitual desfile, que animará as ruas desta vila do distrito da Guarda.


Conteúdo Recomendado