Manteigas acolhe Congresso Internacional de Medicina Hipóxia

Dando seguimento a outros congressos já realizados sobre a medicina de hipóxia e treino de atletas em altitude, a Clínica Médica do Exercício do Porto (CMEP) e a Universidade da Beira Interior (UBI) apresentam o II Congresso Internacional de Medicina de Hipóxia.

“Altitude ao serviço do rendimento desportivo” é o lema do evento que, nos dias 15, 16 e 17 de junho, vai reunir especialistas de diversas áreas para “debater temas relacionados com a hipóxia e medicina da performance”.

O II Congresso Internacional de Medicina de Hipóxia, que decorrerá no Auditório Municipal de Manteigas, na Serra da Estrela, será dedicado “aos efeitos da exposição à altitude, real ou simulada, pretendendo-se abordar a temática de uma forma mais aprofundada e explorar os benefícios clínicos e desportivos da mesma”.

O evento, presidido por Jaime Milheiro, diretor da Clínica Médica do Porto, arranca com um workshop sobre “Avaliação cardio-pulmonar”. Nesta sessão, onde o formador será precisamente Jaime Milheiro, os participantes poderão “aprender melhor os conceitos principais desta avaliação bem como toda a sua pertinência para o atleta”.

De seguida, às 18 horas, a organização do Congresso convida os participantes a marcarem presença no convívio na Praça do Município, com visualização, em ecrã gigante, do primeiro jogo da Seleção Nacional no campeonato do mundo de futebol na Rússia.

No dia seguinte serão partilhadas as experiências de “centros de altitude, real e simulada”, assim como as “vivências de atletas, alpinistas e treinadores em altitude”. A fisiologia da hipóxia e as doenças de altitude são outros dos temas em debate.

A Comissão Organizadora sublinha que, depois das palestras, haverá um momento de convívio, deixando mesmo a sugestão: “Discuta com os outros participantes os temas apresentados.”

O último dia do Congresso, onde participam duas dezenas de oradores, está reservado à realização de “um conjunto de atividades de montanha para os seus participantes e acompanhantes”. As atividades contemplam a realização de um trail de 17 km, uma caminhada em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, uma atividade de escalada no Covão da Ametade e um voo de parapente (bi-lugar) na Azinha.

A comissão organizadora do II Congresso Internacional de Medicina de Hipóxia é composta por Jaime Milheiro, Pedro Amorim, Paulo Pires e Armando Teixeira.

A comissão científica é composta pelos Prof. Doutores José Gomes-Pereira (FMH), João Beckert (U. Nova de Lisboa), José Soares (FADEUP), Maria Antónia Nerin (Universidad Camilo José Cela – Zaragoça), Ana Sousa (ISMAI) e Daniel Marinho (UBI).

O evento tem o patrocínio científico da ordem dos médicos, Comité Olímpico de Portugal, IPDJ e todas as Federações dos atletas e treinadores envolvidos.

O programa completo pode ser consultado aqui.

A inscrição pode ser efetuada aqui.

O que é a hipóxia?

Hipóxia significa baixo teor / concentração de oxigénio. Trata-se de um estado de baixo teor de oxigênio nos tecidos orgânicos cuja ocorrência é atribuída a diversos fatores. Ela pode ser causada por uma alteração em qualquer mecanismo de transporte de oxigênio, desde uma obstrução física do fluxo sanguíneo em qualquer nível da circulação corpórea, anemia ou deslocamento para áreas com concentrações baixas de oxigênio no ar.

As células cerebrais são extremamente sensíveis à privação de oxigénio. Algumas células cerebrais começam a morrer na verdade, menos de 5 minutos após o seu suprimento de oxigénio desaparecer. Como resultado, hipóxia cerebral pode rapidamente causar a morte ou graves danos cerebrais.


Conteúdo Recomendado