Jornadas do Património Cultural em Gouveia

As primeiras Jornadas do Património Cultural do concelho de Gouveia – As Judiarias do Concelho de Gouveia realiza-se nos dias 31 de março, 1 de abril e 2 de abril.

O Município de Gouveia promove as primeiras Jornadas do Património Cultural do Concelho subordinado ao tema “As Judiarias do Concelho de Gouveia”, que decorrerão nos dias 31 de março, 1 de abril e 2 de abril.

No âmbito do plano de atividades do Património Cultural, o Município promove várias ações de conhecimento e divulgação dos conjuntos arquitetónicos históricos da cidade, como agentes de interação e transformação social.

No dia 31 de março, haverá uma visita guiada em memória das vítimas da Inquisição. No dia seguinte, destaca-se a realização de um debate no Auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, pelas 15 horas, dedicada ao tema “Construção da Gouveia medieval. Espaço e Sociedade. – O que podemos reconhecer de Gouveia medieval 500 anos depois?”.

No último dia do evento, terá lugar um Ciclo de Conferências intituladas “Gouveia Medieval. Entre Judeus e Cristãos-novos.”

O evento, de entrada livre, é organizado pelo Município de Gouveia em cooperação com o Agrupamento de Escolas de Gouveia.

 

 

PROGRAMA

31 de março

Praça de S. Pedro 17h30 | Visita Guiada Temática – “Os cristãos-novos de Gouveia em 1528” – Dia da Memória das Vítimas da Inquisição. Visita guiada que recria os passos dos eventos violentos de 1528 onde após a morte de 3 cristãos-novos da cidade e a prova da sua inocência, ficaram para sempre gravados na memória da cidade na Capela de Sta. Cruz.

 

1 de abril

Posto de Turismo de Gouveia

11h00 | Visita guiada às judiarias de Gouveia – As marcas judaicas na cidade espelham as vivências da comunidade medieval gouveense e por entre cruzes, janelas e inscrições reconhecemos os espaços destas vivências e definem-se momentos importantes para a construção do urbanismo da localidade. De que forma as vemos, onde estão e qual a sua função são as linhas orientadoras para descobrirmos as judiarias da cidade de Gouveia.

 

Auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira

14h30 | Apresentação da Casa da Vivência Judaica – Apresentação do projecto de reabilitação do imóvel que irá dar lugar à Casa da Vivência Judaica.

15h00 | Debate:  Construção da Gouveia medieval. Espaço e Sociedade. – O que podemos reconhecer de Gouveia medieval 500 anos depois? Este é o mote para a conversa aberta à comunidade em geral, onde se dará a conhecer informação recolhida durante o levantamento realizado em 2014 e 2015 sobre o levantamento das marcas e da simbologia religiosa da época medieval e moderna da cidade e o seu contributo para o conhecimento do burgo medieval de Gaudella.

 

2 de abril

Ciclo de Conferências – “Gouveia Medieval. Entre Judeus e Cristãos-novos.” – Conjunto de comunicações sobre judeus, judiarias, cristãos-novos e inquisição partilhadas por profissionais e investigadores da temática judaica na história portuguesa, aberto a todos os interessados, com dois painéis de comunicações divididos entre a manhã de dia 2 de Abril no Auditório da Escola Secundária de Gouveia e a tarde do dia 2 de Abril no auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira. (Biografia dos intervenientes no fim do e-mail)

 

Auditório da Escola Secundária de Gouveia

09h00 | Painel I

09h00 – Receção aos participantes

09h30 – Abertura da conferência 09h45 – Dr. LuIs Tadeu – Presidente do Município de Gouveia

10h00 – Joel Correia | Jorge Martins – De Judeus a Cristãos-novos. Gouveia como palco de mudanças sociais da Idade Média à Época Moderna.

11h00 – Debate

 

Auditório da Biblioteca Municipal Vergílio ferreira

14h00 | Painel II

14h00 – Prof. Jorge Ferreira – Vereador da Cultura do Município de Gouveia

14h30 – Carolino Tapadejo – A judiaria de Castelo de Vide

15h15 – Arq. José Afonso – Arquitetura Judaica

16h00 – Jorge Martins – A Inquisição em Gouveia

 

16h45 – Visita guiada ao Pátio do Museu – Espaço Arte e Memória

17h30 – Encerramento

 

 

 


Conteúdo Recomendado