A iniciativa promovida pela Pinus Verde é composta por dois painéis temáticos, sendo eles “Apicultores e alergia ao veneno das abelhas”, que será debatido entre as 10 e as 12 horas, e “Plano Oficial de Controlo de Apiários”, que estará em destaque entre as 14h30 e as 17 horas.
A criação de zonas controladas em Portugal é considerada condição indispensável para o controlo e erradicação das doenças das abelhas de declaração obrigatória. As zonas controladas são zonas geográficas onde se procede a controlo sistemático das doenças por entidade gestora reconhecida pela direção Geral de Alimentação e Veterinária.
A Pinus Verde, enquanto entidade gestora da zona controlada dos concelhos do Fundão, Covilhã e de Oleiros pretende, neste âmbito, desenvolver ações de profilaxia constantes do Programa Sanitário Apícola. As “Jornadas Apícolas”, que promove esta sexta-feira, integram-se neste projeto.
PROGRAMA:
10h00 – 12h00 “Apicultores e alergia ao veneno das abelhas”
Oradores:Luís Taborda (Centro Hospital da Cova da Beira), Carlos Loyoza (Hospital Amato Lusitano) e Alexandra Rodrigues (Hospital Amato Lusitano)
Serão abordados aspetos gerais das alergias à picada das abelhas e o que se passa no organismo para que haja uma reação alérgica à picada das abelhas; os sinais e sintomas de uma alergia à picada das abelhas e os tratamentos para a alergia; sessão prática acerca do uso de caneta de adrenalina para tratamento de reações alérgicas graves à picada de abelhas.
14h30 – 15h15 “Plano Oficial de Controlo de Apiários”
Oradora: Sandra Viegas da Direção Geral de Alimentação e Veterinária
15h30 – 16h45 “Sanidade e Nutrição Apícola”
Orador: Rafael Manique (empresa Calier)
16h45 – 17h00 “Sanidade e Nutrição Apícola”
Orador: Azucena Marques (Hifarmax)