Já está disponível a APP Beira.pt Acessível

O objetivo da Aplicação Acessível – Beira.pt é que todos os cidadãos tenham acesso à informação da região.

No âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a ADSI – Agência de Desenvolvimento para a Sociedade de Informação e do Conhecimento, com o apoio da CCDRC – Comissão de Coordenação Regional do Centro, apresentou uma Aplicação Móvel (APP) que permite uma navegação simples e objetiva no acesso à informação do site Beira.pt. por parte de pessoas invisuais ou com baixa visão. Esta APP permite que as pessoas invisuais possam ouvir todas as notícias e eventos do Portal Beira.pt.

A apresentação da Aplicação Beira.pt Acessível aconteceu na quinta-feira passada, no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda.

Através desta ferramenta que já está disponível na Play Store e é gratuita, as pessoas invisuais ou com baixa visão já podem aceder às notícias do Beira.pt através da síntese de voz de notícias e eventos. O objetivo da Aplicação Acessível – Beira.pt é que todos os cidadãos tenham acesso à informação da região.

Hugo Pissarra, presidente da Delegação da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, na Guarda, colaborou nos testes realizados durante o desenvolvimento da APP e realçou “a importância desta ferramenta” que agora lhe permite estar mais bem informado.

O vice-presidente do município da Guarda, Carlos Monteiro, presente também na sessão de apresentação, sublinhou “o acesso generalizado, e em condições de igualdade, por parte de todos os cidadãos às novas tecnologias da informação e comunicação constitui um dos grandes objetivos de desenvolvimento da nossa sociedade” e congratulou a ADSI por esta nova ferramenta.

Pedro Tavares, vice-presidente da ADSI, destacou ainda que esta «Aplicação poderá ser “replicada” para outros sites, nomeadamente, para as autarquias ou outras entidades» para que todos tenham acesso à informação.

A Aplicação Acessível – Beira.pt foi desenvolvida em parceria com a Magickey e está desenvolvida para dispositivos móveis como tablets ou smartphones Android.


Conteúdo Recomendado