IPMA eleva para 11 os distritos sob aviso amarelo devido ao tempo frio e neve

O IPMA já tinha emitido aviso amarelo para os distritos de Bragança, Viseu, Guarda e Vila Real até às 10h00 de sábado devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou hoje, dia 24 de fevereiro, de 10 para 11 os distritos sob aviso amarelo devido à previsão de tempo frio e queda de neve.


O IPMA emitiu aviso amarelo para o distrito de Leiria devido à previsão de queda de neve acima de 600/80 metros de altitude entre as 15h00 de hoje e as 15h00 de sábado.


Anteriormente, o IPMA já tinha emitido aviso amarelo para os distritos de Bragança, Viseu, Guarda e Vila Real até às 10h00 de sábado devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima.


Estes quatro distritos estão também sob aviso amarelo até às 15h00 de sábado face à previsão de queda de neve acima de 600/800 metros.


Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo entre as 15h00 de hoje e as 15h00 de sábado por causa da queda de neve acima de 600/800 metros.


O aviso amarelo, o menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.


O IPMA prevê pelo menos até ao fim de semana tempo frio, com descida da temperatura máxima entre 05 a 10 graus Celsius devido a uma massa de ar com origem polar.


Está também previsto vento forte, em especial na faixa costeira e nas terras altas, e períodos de chuva mais frequentes na sexta-feira, que poderão ser acompanhados de trovoada e granizo, vento e formação de gelo e geada no interior do país.


Por causa das previsões do IPMA, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população para os riscos de intoxicações por inalação de gases devido a inadequada ventilação e incêndios em habitações resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou avarias em circuitos elétricos.


A proteção civil chama ainda a atenção para os perigos do piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, bem como para a possibilidade de queda de ramos ou árvores devido aos ventos fortes.


A ANEPC aconselha também os cidadãos a evitarem a exposição prolongada ao frio, a usarem várias camadas de roupa e a acautelarem a prática de atividade física no exterior.


Conteúdo Recomendado