IPG formaliza escritura para lançar Laboratório Colaborativo em Logística

O Laboratório Colaborativo conta com a participação de empresários, gestores, académicos, investigadores e profissionais especializados em logística, inovação e desenvolvimento tecnológico.

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) formalizou hoje, quarta-feira, na Guarda, a escritura com instituições públicas e privadas para a realização do Laboratório Colaborativo na área da Logística – CoLAB LogIN segundo uma nota informativa da instituição. “Este projeto fomentará o desenvolvimento da região da Guarda e terá um impacto significativo no setor logístico”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG.


Financiado com 1,3 milhões de euros pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o projeto conta com a participação de mais 12 associados – sobretudo grupos empresariais da região – e visa investigar as redes e os fluxos logísticos da região da Guarda e os movimentos de transportes de todo o país com o exterior.


“A celebração desta escritura é o primeiro grande passo para a concretização do CoLAB LogIN, o qual conta com o apoio fundamental de instituições públicas e do tecido empresarial local nos domínios tecnológico, logísticos e de transportes, académicos e científicos”, explica Joaquim Brigas. Trata-se de um projeto “concebido e liderado pelo IPG em parceria com instituições e empresas, fomentará o desenvolvimento da região da Guarda e terá um impacto significativo no setor logístico nacional. É um bom exemplo da forma como o IPG orienta a sua missão para a qualificação da mão de obra especializada da região e para o seu desenvolvimento económico”.


Para além do Politécnico da Guarda, as entidades e empresas associadas que fazem parte do projeto são: Centre for Informatics and Systems da Universidade de Coimbra (CISUC), Câmara Municipal da Guarda, Olano Portugal, Transporte Bernardo Marques, Infraestruturas de Portugal, Inova-Ria, Coficab, APDL – Administração do Porto do Douro, de Leixões e de Viana de Castelo, Wavecom, Stratio Automotive, Administração do Porto de Aveiro e Instituto Politécnico de Tomar.


O Laboratório Colaborativo conta com a participação de empresários, gestores, académicos, investigadores e profissionais especializados em logística, inovação e desenvolvimento tecnológico, e “está alinhado com a estratégia do Instituto Politécnico da Guarda de potenciar a investigação e a ciência ao serviço da sociedade”, conclui o presidente do IPG.


Conteúdo Recomendado